A importância da leitura no processo de alfabetização

Autores

  • Ryta de Kassya Motta de Avelar Sousa Faculdade Anchieta do Recife, FAR

Palavras-chave:

Leitura, aprendizagem, finalidades da leitura, alfabetização

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre a importância do uso da leitura por professores da alfabetização, tendo em vista o objetivo de vê-la como uma prática social e não apenas como uma técnica de decodificação. No decorrer do estudo, realizam-se discussões acerca da leitura no processo de alfabetização, como um ato importante para as crianças. Em tais discussões, trazem-se estudos de autores como Pérez & Garcia (2001), Silva (1998), Leal e Melo (2006), Ferreiro (2009), Lerner (2002), Barbosa (2008), dentre outros. Em seguida, à luz das teorias enfatizadas, é realizada a análise de um questionário aplicado a duas professoras do 1º ano do 1º ciclo (alfabetização) da Prefeitura de Recife, cujo objetivo é compreender como elas trabalham a leitura em suas aulas. Por fim, tem-se como considerações finais o fato de que a leitura é utilizada pelas professoras pesquisadas levando-se em conta as suas finalidades e sua prática social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ryta de Kassya Motta de Avelar Sousa, Faculdade Anchieta do Recife, FAR

Professora do curso de Pedagogia da Faculdade Anchieta de Recife e da Faculdade Santa Catarina. Professora do Ensino Fundamental I, da Prefeitura de Recife.

Referências

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 2008.

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. 10ª ed. São Paulo: Scipione, 2008.

CALIL, Eduardo; FELIPETO, Cristina. Enlaces entre o Oral e o Escrito. Viver: mente e cérebro. Coleção Memória da Pedagogia. In: FERRERO, Emília. A Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento Duettto, n. 5, 2005, p.24-31.

COUTINHO, Marília de Lucena. Práticas de Leitura na Alfabetização de Crianças: O que dizem os livros didáticos? O que fazem os professores? Dissertação [Mestrado em Educação], Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.

FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LEAL, Telma Ferraz e MELO, Kátia Reis. Planejamento do Ensino da Leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: SOUZA, Ivani Pedrosa e BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo (orgs.). Práticas de Leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.

MONTEIRO, Mara M. Leitura e Escrita: uma análise dos problemas de aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

PERÉZ, Francisco Carvajal & GARCIA, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever? Aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Porto Alegre: Artmed, 2001.

SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Os Gêneros Escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 11, 1999, p. 5-16.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de Pedagogia da Leitura. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Sousa, R. de K. M. de A. (2021). A importância da leitura no processo de alfabetização. Encontros De Vista, 6(2), 17–24. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4421

Edição

Seção

Artigos