A importância da leitura no processo de alfabetização
Palavras-chave:
Leitura, aprendizagem, finalidades da leitura, alfabetizaçãoResumo
O presente artigo faz uma reflexão sobre a importância do uso da leitura por professores da alfabetização, tendo em vista o objetivo de vê-la como uma prática social e não apenas como uma técnica de decodificação. No decorrer do estudo, realizam-se discussões acerca da leitura no processo de alfabetização, como um ato importante para as crianças. Em tais discussões, trazem-se estudos de autores como Pérez & Garcia (2001), Silva (1998), Leal e Melo (2006), Ferreiro (2009), Lerner (2002), Barbosa (2008), dentre outros. Em seguida, à luz das teorias enfatizadas, é realizada a análise de um questionário aplicado a duas professoras do 1º ano do 1º ciclo (alfabetização) da Prefeitura de Recife, cujo objetivo é compreender como elas trabalham a leitura em suas aulas. Por fim, tem-se como considerações finais o fato de que a leitura é utilizada pelas professoras pesquisadas levando-se em conta as suas finalidades e sua prática social.Downloads
Referências
BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e Leitura. São Paulo: Cortez, 2008.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetizando sem o BÁ-BÉ-BI-BÓ-BU. 10ª ed. São Paulo: Scipione, 2008.
CALIL, Eduardo; FELIPETO, Cristina. Enlaces entre o Oral e o Escrito. Viver: mente e cérebro. Coleção Memória da Pedagogia. In: FERRERO, Emília. A Construção do Conhecimento. Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento Duettto, n. 5, 2005, p.24-31.
COUTINHO, Marília de Lucena. Práticas de Leitura na Alfabetização de Crianças: O que dizem os livros didáticos? O que fazem os professores? Dissertação [Mestrado em Educação], Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
FERREIRO, Emília. Passado e Presente dos Verbos Ler e Escrever. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LEAL, Telma Ferraz e MELO, Kátia Reis. Planejamento do Ensino da Leitura: a finalidade em primeiro lugar. In: SOUZA, Ivani Pedrosa e BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo (orgs.). Práticas de Leitura no Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
LERNER, Delia. Ler e Escrever na Escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MONTEIRO, Mara M. Leitura e Escrita: uma análise dos problemas de aprendizagem. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
PERÉZ, Francisco Carvajal & GARCIA, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou Aprender a Ler e a Escrever? Aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcional e compartilhada do código escrito. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SCHNEUWLY, Bernard & DOLZ, Joaquim. Os Gêneros Escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. Revista Brasileira de Educação. ANPED, n. 11, 1999, p. 5-16.
SILVA, Ezequiel Theodoro da. Elementos de Pedagogia da Leitura. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.