Abordagens sincrônica e diacrônica da tradição discursiva carta de leitor publicada em jornais pernambucanos do século XIX

Autores

  • Andréa Souza e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Análises diacrônica e sincrônica, cartas de leitores, modernização de Recife

Resumo

A intensificação do projeto de modernização na cidade de Recife na primeira metade do século XIX propiciou mudanças socioculturais e linguísticas, tendo, por conseguinte, influenciado, também, a produção e a recepção dos gêneros textuais da época. Considerando o caráter opinativo das cartas de leitores do século XIX, que visava à formação da opinião pública, o propósito desta pesquisa é traçar o percurso histórico da carta de leitor em Pernambuco, no século XIX, a fim de identificar as mudanças e permanências ocorridas nesta tradição discursiva. Para tanto, recorre ao conceito das Tradições Discursivas, conforme KABATEK (2001); da Teoria dos Gêneros, com BONINI (2008); e do diálogo com a História para a compreensão do processo de modernização de Recife, com REZENDE (2005) e ARRAIS (2004). O corpus é composto de cartas de leitores de jornais pernambucanos, publicados nos séculos XIX e XX e ainda de alguns exemplares do século XXI. Os resultados apontam que, apesar das variações na estrutura textual, essas cartas ainda representam a atividade comunicativa de importante interação social, visto que os seus sujeitos-autores faziam e fazem uso da imprensa para expor as suas percepções acerca da dinâmica do contexto social no qual estão inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa Souza e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Aluna do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL).

Referências

ARRAIS, Raimundo. O Pântano e o Riacho a Formação do Espaço Público no Recife do Século XIX. Série Teses Humanitas / FFLCH/ USP, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

BHATIA, Vijay K. Análise de Gêneros Hoje. Tradução Benedito Gomes Bezerra. Reveu Beige de Philologie et d’ Historie, Bruxelles, 1997.

BONINI, Adair. Suporte, Mídia e Hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Disponível na versão on-line em www.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/.../2008cili.pdf, 2008.

_____. Os Gêneros do Jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, Acir; Mário; GAYDECZKA, Beatriz & BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. União da Vitória: Kaygangue, 2005, pp. 61-77.

BRONCHART, Jean – Paul. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um interacionismo sócio- discursivo. São Paulo: Editora da PUC- SP, EDUC, 1999.

COSERIU, Eugenio. 1980. Lições de Lingüística Geral. Edição revista e corrigida pelo autor. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

FRAGA, Rose Mary do Nascimento. Cartas de Leitores em Jornais do Século XIX: marcas de envolvimento. Tese de Mestrado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

GOMES, Valéria Severina. Traços de Mudança e de Permanência em Editoriais de Jornais Pernambucanos da Forma ao Sentido. Tese de Doutorado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

KABATEK, Johannes. Como Investigar lãs Tradiciones Discursivas Medievales ¿El Ejemplo de los Textos Jurídicos Castellanos. In. JACOB, Daniel e KABATEK, Johannes (Eds.) Lengua Medieval y Tradiciones Discursivas en la Península Ibérica: descripción gramatical – pragmática histórica – metodologia. Verviet: Iberoamericana, 2001, pp. 97-132.

_____. Tradiciones Discursivas y Cambio Lingüístico. Fundacion Duques de Loria. Seminário de História da Língua Espanhola “El cambio lingüístico na historia española. Nuevas perspectivas”. Soria, del 7 al 11 de Julio de 2003.

_____. Tradiciones Discursivas y Cambio Lingüístico. In. CIAPUSCIO, Guiomar e JUNGBLUTH, Konstanze (org.) et al. Sincronía e Diacronía de Tradiciones Discursivas en Latinoamérica. Vervuert. Tubingen: Iberoamericana, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo, Cortez, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Análise da Conversação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

_____. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, pp. 19-36.

MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Cartas à Redação: uma abordagem discursiva. Tese doutorado - UNICAMP, Campinas, SP, 1999.

REZENDE, Antonio Paulo. O Recife. Histórias de uma cidade. 2ª ed. Fundação de Cultura da cidade do Recife, 2005.

_____. (Des)encantos Modernos: histórias do Recife na década de vinte. Recife: FUNDARPE, 1997.

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

Silva, A. S. e . (2021). Abordagens sincrônica e diacrônica da tradição discursiva carta de leitor publicada em jornais pernambucanos do século XIX. Encontros De Vista, 6(2), 61–69. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4426

Edição

Seção

Artigos