Abordagens sincrônica e diacrônica da tradição discursiva carta de leitor publicada em jornais pernambucanos do século XIX

Autores/as

  • Andréa Souza e Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

Análises diacrônica e sincrônica, cartas de leitores, modernização de Recife

Resumen

A intensificação do projeto de modernização na cidade de Recife na primeira metade do século XIX propiciou mudanças socioculturais e linguísticas, tendo, por conseguinte, influenciado, também, a produção e a recepção dos gêneros textuais da época. Considerando o caráter opinativo das cartas de leitores do século XIX, que visava à formação da opinião pública, o propósito desta pesquisa é traçar o percurso histórico da carta de leitor em Pernambuco, no século XIX, a fim de identificar as mudanças e permanências ocorridas nesta tradição discursiva. Para tanto, recorre ao conceito das Tradições Discursivas, conforme KABATEK (2001); da Teoria dos Gêneros, com BONINI (2008); e do diálogo com a História para a compreensão do processo de modernização de Recife, com REZENDE (2005) e ARRAIS (2004). O corpus é composto de cartas de leitores de jornais pernambucanos, publicados nos séculos XIX e XX e ainda de alguns exemplares do século XXI. Os resultados apontam que, apesar das variações na estrutura textual, essas cartas ainda representam a atividade comunicativa de importante interação social, visto que os seus sujeitos-autores faziam e fazem uso da imprensa para expor as suas percepções acerca da dinâmica do contexto social no qual estão inseridos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Souza e Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Aluna do curso de Licenciatura Plena em História da Universidade Federal Rural de Pernambuco e integrante do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem (NIEL).

Citas

ARRAIS, Raimundo. O Pântano e o Riacho a Formação do Espaço Público no Recife do Século XIX. Série Teses Humanitas / FFLCH/ USP, 2004.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 3ª ed. São Paulo: Hucitec, 1986.

BHATIA, Vijay K. Análise de Gêneros Hoje. Tradução Benedito Gomes Bezerra. Reveu Beige de Philologie et d’ Historie, Bruxelles, 1997.

BONINI, Adair. Suporte, Mídia e Hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Disponível na versão on-line em www.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/.../2008cili.pdf, 2008.

_____. Os Gêneros do Jornal: questões de pesquisa e ensino. In: KARWOSKI, Acir; Mário; GAYDECZKA, Beatriz & BRITO, Karim Siebeneicher (orgs.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. União da Vitória: Kaygangue, 2005, pp. 61-77.

BRONCHART, Jean – Paul. Atividade de Linguagem, Textos e Discursos: por um interacionismo sócio- discursivo. São Paulo: Editora da PUC- SP, EDUC, 1999.

COSERIU, Eugenio. 1980. Lições de Lingüística Geral. Edição revista e corrigida pelo autor. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1980.

FRAGA, Rose Mary do Nascimento. Cartas de Leitores em Jornais do Século XIX: marcas de envolvimento. Tese de Mestrado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2002.

GOMES, Valéria Severina. Traços de Mudança e de Permanência em Editoriais de Jornais Pernambucanos da Forma ao Sentido. Tese de Doutorado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

KABATEK, Johannes. Como Investigar lãs Tradiciones Discursivas Medievales ¿El Ejemplo de los Textos Jurídicos Castellanos. In. JACOB, Daniel e KABATEK, Johannes (Eds.) Lengua Medieval y Tradiciones Discursivas en la Península Ibérica: descripción gramatical – pragmática histórica – metodologia. Verviet: Iberoamericana, 2001, pp. 97-132.

_____. Tradiciones Discursivas y Cambio Lingüístico. Fundacion Duques de Loria. Seminário de História da Língua Espanhola “El cambio lingüístico na historia española. Nuevas perspectivas”. Soria, del 7 al 11 de Julio de 2003.

_____. Tradiciones Discursivas y Cambio Lingüístico. In. CIAPUSCIO, Guiomar e JUNGBLUTH, Konstanze (org.) et al. Sincronía e Diacronía de Tradiciones Discursivas en Latinoamérica. Vervuert. Tubingen: Iberoamericana, 2005.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo, Cortez, 2001.

MARCUSCHI, Luiz Antonio. Análise da Conversação. 5ª ed. São Paulo: Ática, 2000.

_____. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, pp. 19-36.

MELO, Cristina Teixeira Vieira de. Cartas à Redação: uma abordagem discursiva. Tese doutorado - UNICAMP, Campinas, SP, 1999.

REZENDE, Antonio Paulo. O Recife. Histórias de uma cidade. 2ª ed. Fundação de Cultura da cidade do Recife, 2005.

_____. (Des)encantos Modernos: histórias do Recife na década de vinte. Recife: FUNDARPE, 1997.

Publicado

2021-07-26

Cómo citar

Silva, A. S. e . (2021). Abordagens sincrônica e diacrônica da tradição discursiva carta de leitor publicada em jornais pernambucanos do século XIX. Encontros De Vista, 6(2), 61–69. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4426

Número

Sección

Artigos