Sherlock Holmes, Karl Marx e a Comuna de Paris invadem a sala de aula

ensinando História por meio da Literatura

Autores

  • Alexandre Vieira da Silva Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

comuna de Paris, literatura, ensino de história, Sherlock Holmes, Karl Marx

Resumo

O presente trabalho discute algumas características observadas durante o primeiro movimento de caráter socialista da História, a Comuna de Paris (1871), que instaurou um governo organizado pelo operariado durante 72 dias na capital francesa. A análise tem como referência o romance policial “Sherlock Holmes & Marx: um caso de amor e morte na Comuna de Paris”, do escritor francês Alexis Lecaye. A visualização deste romance como objeto de pesquisa, atrelado as outras obras historiográficas, sob a perspectiva das novas abordagens e possibilidades de estudo dentro da Nova História Cultural, o seu uso na sala de aula, leitura extra, a problematização da narrativa e dos fatos relacionados ao acontecimento em foco, além da multiplicidade de discursos que o assunto proporciona aos estudos da Comuna, foram as principais questões abordadas neste artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Vieira da Silva Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; participante do Gehisc – Grupo de Estudo em História Social e Cultural.

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

GONZÁLEZ, Horácio. A Comuna de Paris: Os assaltantes do Céu. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.

LECAYE, Alexis. Sherlock Holmes & Marx: Um caso de amor e morte na Comuna de Paris. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

LINARTH, Casemiro. “Um Retrato de Sherlock Holmes”. In: DOYLE, Arthur Conan. O Vale do Terror. São Paulo: Editora Martin Claret, 2009.

MARX, Karl. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

MONAL, Isabel. “O Impacto da Comuna em Marx”. In: ORSO, LERNER, BARSOTTI (orgs). A Comuna de Paris de 1871: História e Atualidade. São Paulo: Editora Ícone, 2002.

NAY, Olivier. História das Idéias Políticas. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Como Citar

Melo, A. V. da S. (2021). Sherlock Holmes, Karl Marx e a Comuna de Paris invadem a sala de aula: ensinando História por meio da Literatura. Encontros De Vista, 8(2), 3–11. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4436

Edição

Seção

Artigos