Sherlock Holmes, Karl Marx e a Comuna de Paris invadem a sala de aula
ensinando História por meio da Literatura
Palabras clave:
comuna de Paris, literatura, ensino de história, Sherlock Holmes, Karl MarxResumen
O presente trabalho discute algumas características observadas durante o primeiro movimento de caráter socialista da História, a Comuna de Paris (1871), que instaurou um governo organizado pelo operariado durante 72 dias na capital francesa. A análise tem como referência o romance policial “Sherlock Holmes & Marx: um caso de amor e morte na Comuna de Paris”, do escritor francês Alexis Lecaye. A visualização deste romance como objeto de pesquisa, atrelado as outras obras historiográficas, sob a perspectiva das novas abordagens e possibilidades de estudo dentro da Nova História Cultural, o seu uso na sala de aula, leitura extra, a problematização da narrativa e dos fatos relacionados ao acontecimento em foco, além da multiplicidade de discursos que o assunto proporciona aos estudos da Comuna, foram as principais questões abordadas neste artigo.Descargas
Citas
BLOCH, Marc. Apologia da História ou o Ofício de Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
GONZÁLEZ, Horácio. A Comuna de Paris: Os assaltantes do Céu. São Paulo: Editora Brasiliense, 1999.
LECAYE, Alexis. Sherlock Holmes & Marx: Um caso de amor e morte na Comuna de Paris. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
LINARTH, Casemiro. “Um Retrato de Sherlock Holmes”. In: DOYLE, Arthur Conan. O Vale do Terror. São Paulo: Editora Martin Claret, 2009.
MARX, Karl. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
MONAL, Isabel. “O Impacto da Comuna em Marx”. In: ORSO, LERNER, BARSOTTI (orgs). A Comuna de Paris de 1871: História e Atualidade. São Paulo: Editora Ícone, 2002.
NAY, Olivier. História das Idéias Políticas. Petrópolis: Editora Vozes, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Encontros de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.