Um olhar sobre a escrita de surdos bilíngues no ambiente acadêmico

Autores

  • Maria Janaina Alencar Sampaio Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

escrita e surdez, fonoaudiologia, linguística, interacionismo brasileiro

Resumo

Este trabalho propõe refletir sobre a escrita de jovens/adultos surdos universitários, bilíngues, ou seja, usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de língua portuguesa oral, a partir da perspectiva de Cláudia De Lemos sobre aquisição da linguagem. A autora recorre aos conceitos de metáfora e metonímia, que significam seleção e combinação, respectivamente, para observar o funcionamento da linguagem. Em minha prática como fonoaudióloga, professora e intérprete de Libras, tenho observado que um número reduzido de surdos consegue ter acesso à universidade e há uma escassez de pesquisas com esses sujeitos, além da carência de estudos que contemplem a escrita do surdo do ponto de vista do funcionamento da linguagem. Por esse motivo, pretendo lançar um olhar diferenciado sobre essa escrita, compreendendo-a como funcionamento linguístico-discursivo e afastando-me das tradicionais concepções que veem a escrita do surdo como “atípica e diferente”, para adotar uma perspectiva que prioriza a escrita como um processo simbólico, formado através da interação com o outro. O material analisado foram textos produzidos por três sujeitos surdos universitários, que vieram na forma de provas avaliativas do curso de graduação. Os dados foram analisados de acordo com o referencial teórico que ancora esta pesquisa – a perspectiva de Cláudia De Lemos em aquisição de linguagem –, levando em conta os eixos de funcionamento da linguagem, ou seja, os processos metafórico e metonímico. Este trabalho traz para a discussão a escrita dos surdos e quer contribuir para o direcionamento de um novo olhar avaliativo dessa produção, permitindo, assim, a inclusão do surdo na universidade e o debate sobre o letramento desses sujeitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Janaina Alencar Sampaio, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora Assistente do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

CAVALCANTI, E. M. S. A Escrita de uma Criança Surda: uma análise alternativa. Dissertação [Mestrado em Fonoaudiologia] – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

CAVALCANTI, E. M. S.; SOARES, S. L. F. A Escrita da Criança Surda Vista Sob o Funcionamento da Linguagem: em crianças da rede privada de ensino. Relatório Final de Iniciação Científica, PIBIC– Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2003.

DE LEMOS, C. T. G. Desenvolvimento da Linguagem e Processo de Subjetivação. DLIEL-UNICAMP, 1999, 27p.

_____. Sobre a Aquisição da Escrita: algumas questões. In: ROJO, R. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Mercado de letras, 1996, pp. 13-31.

_____. Língua e Discurso na Teorização Sobre Aquisição da Linguagem. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.30, n.4, p.9-28, 1995.

_____. Los Processos Metafóricos y Metonímicos como Mecanismos de Cambio. In: Substratum, v. 1, 1992.

_____. Processos Metafóricos e Metonímicos: seu estatuto descritivo e explicativo na aquisição da língua materna. Dati, 1999, p. 09.

DOR, J. Introdução à Leitura de Lacan. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.

FELIPE, T. A. Libras em Contexto: curso básico, livro do estudante cursista / Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC; SEESP, 2001.

FERNANDES, E. Problemas Lingüísticos e Cognitivos dos Surdos. Rio de Janeiro: Agir, 1989.

FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GÓES, M.C.R. Linguagem, Surdez e Educação. São Paulo: Autores Associados, 1996.

JAKOBSON, R. Dois Aspectos da Linguagem e Dois Tipos de Afasia. In:_____. Lingüística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.

LIER-DE-VITTO, M. F. Os Monólogos da Criança: delírios na língua. São Paulo: EDUC, 1998.

PEREIRA, M. C. da C. Discutindo o Uso da Sintaxe por Estudantes Surdos. In: BERBERIAN, A.P.; MASSI, G.A.; GUARINELLO, A.C. (Orgs.). Linguagem Escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica. São Paulo: Plexus, 2003, pp.111-124.

SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1987.

SILVA, M.P.M. A Construção de Sentidos na Escrita do Surdo. São Paulo: Plexus, 2001.

Downloads

Publicado

2021-08-23

Como Citar

Sampaio, M. J. A. . (2021). Um olhar sobre a escrita de surdos bilíngues no ambiente acadêmico. Encontros De Vista, 7(1), 46–60. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4438

Edição

Seção

Artigos