Um olhar sobre a escrita de surdos bilíngues no ambiente acadêmico
Palavras-chave:
escrita e surdez, fonoaudiologia, linguística, interacionismo brasileiroResumo
Este trabalho propõe refletir sobre a escrita de jovens/adultos surdos universitários, bilíngues, ou seja, usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de língua portuguesa oral, a partir da perspectiva de Cláudia De Lemos sobre aquisição da linguagem. A autora recorre aos conceitos de metáfora e metonímia, que significam seleção e combinação, respectivamente, para observar o funcionamento da linguagem. Em minha prática como fonoaudióloga, professora e intérprete de Libras, tenho observado que um número reduzido de surdos consegue ter acesso à universidade e há uma escassez de pesquisas com esses sujeitos, além da carência de estudos que contemplem a escrita do surdo do ponto de vista do funcionamento da linguagem. Por esse motivo, pretendo lançar um olhar diferenciado sobre essa escrita, compreendendo-a como funcionamento linguístico-discursivo e afastando-me das tradicionais concepções que veem a escrita do surdo como “atípica e diferente”, para adotar uma perspectiva que prioriza a escrita como um processo simbólico, formado através da interação com o outro. O material analisado foram textos produzidos por três sujeitos surdos universitários, que vieram na forma de provas avaliativas do curso de graduação. Os dados foram analisados de acordo com o referencial teórico que ancora esta pesquisa – a perspectiva de Cláudia De Lemos em aquisição de linguagem –, levando em conta os eixos de funcionamento da linguagem, ou seja, os processos metafórico e metonímico. Este trabalho traz para a discussão a escrita dos surdos e quer contribuir para o direcionamento de um novo olhar avaliativo dessa produção, permitindo, assim, a inclusão do surdo na universidade e o debate sobre o letramento desses sujeitos.Downloads
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