Um olhar sobre a escrita de surdos bilíngues no ambiente acadêmico

Autores/as

  • Maria Janaina Alencar Sampaio Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

escrita e surdez, fonoaudiologia, linguística, interacionismo brasileiro

Resumen

Este trabalho propõe refletir sobre a escrita de jovens/adultos surdos universitários, bilíngues, ou seja, usuários de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e de língua portuguesa oral, a partir da perspectiva de Cláudia De Lemos sobre aquisição da linguagem. A autora recorre aos conceitos de metáfora e metonímia, que significam seleção e combinação, respectivamente, para observar o funcionamento da linguagem. Em minha prática como fonoaudióloga, professora e intérprete de Libras, tenho observado que um número reduzido de surdos consegue ter acesso à universidade e há uma escassez de pesquisas com esses sujeitos, além da carência de estudos que contemplem a escrita do surdo do ponto de vista do funcionamento da linguagem. Por esse motivo, pretendo lançar um olhar diferenciado sobre essa escrita, compreendendo-a como funcionamento linguístico-discursivo e afastando-me das tradicionais concepções que veem a escrita do surdo como “atípica e diferente”, para adotar uma perspectiva que prioriza a escrita como um processo simbólico, formado através da interação com o outro. O material analisado foram textos produzidos por três sujeitos surdos universitários, que vieram na forma de provas avaliativas do curso de graduação. Os dados foram analisados de acordo com o referencial teórico que ancora esta pesquisa – a perspectiva de Cláudia De Lemos em aquisição de linguagem –, levando em conta os eixos de funcionamento da linguagem, ou seja, os processos metafórico e metonímico. Este trabalho traz para a discussão a escrita dos surdos e quer contribuir para o direcionamento de um novo olhar avaliativo dessa produção, permitindo, assim, a inclusão do surdo na universidade e o debate sobre o letramento desses sujeitos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria Janaina Alencar Sampaio, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora Assistente do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Citas

CAVALCANTI, E. M. S. A Escrita de uma Criança Surda: uma análise alternativa. Dissertação [Mestrado em Fonoaudiologia] – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.

CAVALCANTI, E. M. S.; SOARES, S. L. F. A Escrita da Criança Surda Vista Sob o Funcionamento da Linguagem: em crianças da rede privada de ensino. Relatório Final de Iniciação Científica, PIBIC– Universidade Católica de Pernambuco, Recife, 2003.

DE LEMOS, C. T. G. Desenvolvimento da Linguagem e Processo de Subjetivação. DLIEL-UNICAMP, 1999, 27p.

_____. Sobre a Aquisição da Escrita: algumas questões. In: ROJO, R. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Mercado de letras, 1996, pp. 13-31.

_____. Língua e Discurso na Teorização Sobre Aquisição da Linguagem. Letras de Hoje, Porto Alegre, v.30, n.4, p.9-28, 1995.

_____. Los Processos Metafóricos y Metonímicos como Mecanismos de Cambio. In: Substratum, v. 1, 1992.

_____. Processos Metafóricos e Metonímicos: seu estatuto descritivo e explicativo na aquisição da língua materna. Dati, 1999, p. 09.

DOR, J. Introdução à Leitura de Lacan. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.

FELIPE, T. A. Libras em Contexto: curso básico, livro do estudante cursista / Brasília: Programa Nacional de Apoio à Educação dos Surdos, MEC; SEESP, 2001.

FERNANDES, E. Problemas Lingüísticos e Cognitivos dos Surdos. Rio de Janeiro: Agir, 1989.

FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.

GÓES, M.C.R. Linguagem, Surdez e Educação. São Paulo: Autores Associados, 1996.

JAKOBSON, R. Dois Aspectos da Linguagem e Dois Tipos de Afasia. In:_____. Lingüística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1995.

LIER-DE-VITTO, M. F. Os Monólogos da Criança: delírios na língua. São Paulo: EDUC, 1998.

PEREIRA, M. C. da C. Discutindo o Uso da Sintaxe por Estudantes Surdos. In: BERBERIAN, A.P.; MASSI, G.A.; GUARINELLO, A.C. (Orgs.). Linguagem Escrita: referenciais para a clínica fonoaudiológica. São Paulo: Plexus, 2003, pp.111-124.

SAUSSURE, F. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 1987.

SILVA, M.P.M. A Construção de Sentidos na Escrita do Surdo. São Paulo: Plexus, 2001.

Publicado

2021-08-23

Cómo citar

Sampaio, M. J. A. . (2021). Um olhar sobre a escrita de surdos bilíngues no ambiente acadêmico. Encontros De Vista, 7(1), 46–60. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4438

Número

Sección

Artigos