Concepções de egressos de curso de letras sobre gêneros textuais e seu ensino na produção de textos escritos
Palavras-chave:
gêneros textuais, egressos do curso de letras, produção de textos escritosResumo
Neste trabalho, objetivamos conhecer concepções de egressos de curso de Letras acerca da teoria dos gêneros textuais e seu ensino na produção de textos escritos. Para execução da pesquisa, de cunho descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, elaboramos um formulário composto por dezesseis questões, abertas e fechadas, que foi aplicado aos egressos do curso de Letras de uma universidade pública brasileira. Como aporte teórico, temos os postulados de Bakhtin (2004), Bazerman (2006), Bronckart (1999), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Miller (1994), Swales (1990), e os estudos desenvolvidos por Bunzen (2003), Dell?Isola (2007), Furlanetto (2005), Kleiman (1995), entre outros. Os resultados mostram que as concepções dos egressos sobre a teoria de gêneros abarcam fundamentos da abordagem sóciohistórica e dialógica de Bakhtin e da abordagem sociorretórica de Miller (1994) e Bazerman (2006). No que se refere à aplicabilidade da teoria dos gêneros, os egressos apresentaram um conhecimento um tanto restrito, pois, apesar de afirmarem conhecer alguma proposta de trabalho com os gêneros, como as sequências didáticas, metade deles não compreende como executá-la em sala de aula.Downloads
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