Língua, Texto e Sujeito

tríade fundante da produção de sentido no ambiente escolar

Autores/as

  • Cláudia Roberta Tavares Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

língua, sujeito, texto, discurso, dialogismo

Resumen

Assumindo que a língua é um sistema interacional e que o discurso se materializa em textos, será assumido com Bakhtin (1992) que o signo linguístico não é monológico. A partir disso, este artigo centrará a atenção na leitura no ambiente escolar, tomando por base três elementos fundamentais: língua, texto e sujeito. Para tanto, são objetivos deste estudo: a) discutir as implicações das noções de língua, leitura e sujeito para algumas tendências pedagógicas, argumentando a favor da ideia de que o docente e o discente só se tornarão sujeitos agentes quando a língua for vista no ambiente escolar como lugar da polifonia e b) argumentar a favor da proposta de Possenti (1993) de que os sujeitos trabalham com e na língua e que existe uma indeterminação sintático-semântica decorrente da interdependência entre língua e discurso, o que torna esses sujeitos inacabados. Assim, é plausível dizer que a língua não é só materialidade linguística, mas também lugar do dialogismo.

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Biografía del autor/a

Cláudia Roberta Tavares Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas (DLCH) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco(UFPE).

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Publicado

2021-08-06

Cómo citar

Silva, . C. R. T. (2021). Língua, Texto e Sujeito: tríade fundante da produção de sentido no ambiente escolar. Encontros De Vista, 8(2), 23–33. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4443

Número

Sección

Artigos