O Editorial no jornal O Carapuceiro e a transposição para o ensino

Autores

  • Carolina Maria Bezerra Cavalcanti Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Valéria Severina Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

Linguagem, gêneros textuais, editorial, tradições discursivas

Resumo

Neste artigo a língua(gem) é concebida como elemento responsável pelo processo de interação entre homem e realidade social. Assim, o estudo da língua(gem) está relacionado à sociedade que a produz, assim como as mudanças na língua e na formação de modelos textuais estão relacionadas às mudanças sociais ocorridas ao longo do tempo. Temos como objetivo pesquisar, tomando como base os estudos sóciohistóricos da língua(gem) (MATTOS E SILVA, 2004; PESSOA, 2003; OESTERREICHER, 2002; KABATEK, 2003 e outros), a abordagem processual entre diacronia e sincronia, a historicidade da língua(gem) e a performance do editorial no jornal O Carapuceiro do século XIX, a partir das práticas sociais de leitura e de escrita próprias das condições de produção desse período. No que diz respeito ao ensino, os resultados deste trabalho buscam contribuir para a ampliação da competência comunicativa dos indivíduos, através de uma concepção interacionista e sócio-histórica da língua.

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Biografia do Autor

Carolina Maria Bezerra Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda em Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Integrante do Programa de Iniciação Científica – PIBIC/UFRPE/CNPq (2012-2013).

Valéria Severina Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenadora do projeto institucional intitulado “Tradição discursiva e letramento: a historicidade da língua(gem) e dos gêneros jornalísticos do século XIX aplicada ao ensino”.

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Publicado

2021-09-07

Como Citar

Cavalcanti, . C. M. B., & Gomes, V. S. (2021). O Editorial no jornal O Carapuceiro e a transposição para o ensino. Encontros De Vista, 11(1), 32–45. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4579

Edição

Seção

Artigos