O Editorial no jornal O Carapuceiro e a transposição para o ensino
Palavras-chave:
Linguagem, gêneros textuais, editorial, tradições discursivasResumo
Neste artigo a língua(gem) é concebida como elemento responsável pelo processo de interação entre homem e realidade social. Assim, o estudo da língua(gem) está relacionado à sociedade que a produz, assim como as mudanças na língua e na formação de modelos textuais estão relacionadas às mudanças sociais ocorridas ao longo do tempo. Temos como objetivo pesquisar, tomando como base os estudos sóciohistóricos da língua(gem) (MATTOS E SILVA, 2004; PESSOA, 2003; OESTERREICHER, 2002; KABATEK, 2003 e outros), a abordagem processual entre diacronia e sincronia, a historicidade da língua(gem) e a performance do editorial no jornal O Carapuceiro do século XIX, a partir das práticas sociais de leitura e de escrita próprias das condições de produção desse período. No que diz respeito ao ensino, os resultados deste trabalho buscam contribuir para a ampliação da competência comunicativa dos indivíduos, através de uma concepção interacionista e sócio-histórica da língua.Downloads
Referências
ANTUNES, Irandé. Aspectos da coesão do texto: uma análise em editoriais jornalísticos. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1996.
_____. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.
BARBOSA, A. Tradições discursivas e tratamento de corpora históricos: desafios metodológicos para o estudo da formação do português brasileiro. In: LOBO, Tânia et. al. (Orgs.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012.
BAZERMAN, Charles. Formas Sociais como habitats para ação. In: Investigações: Linguística e Teoria Literária – vol. 16, número 2, junho /2003, pp. 123-141.
BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. 37. ed. rev., ampl. E atual. conforme novo AcordoOrtográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 1989.
COSERIU, Eugênio. Teoria da linguagem e Lingüística geral. Trad. Agostinho Dias Carneiro. Rio de Janeiro: Presença Edições, 1979.
CUNHA, Celso Ferreira da. Gramática da Língua Portuguesa. 12 ed. Brasília: FAE, 1994.
GOMES, Valéria Severina. Traços de mudança e de permanência em Editoriais de Jornais pernambucanos: da forma ao sentido. Tese de Doutorado apresentada à Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
GUEDES, Marymarcia & BERLINK, Rosane de Andrade (Ed.). E os preços eram commodos – Anúncios de jornais brasileiros século XIX. São Paulo: Humanitas, 2000.
KABATEK, Johannes. Tradiciones discursivas y cambio lingüístico. Fundacion Duques de Loria. Seminário de História da língua espanhola “El cambio lingüístico na historia española. Nuevas perspectivas. Soria, Del 7 al 11 de Julio de 2003.
KOCH, I. V. G. & ELIAS, V. M. Ler e compreender. São Paulo: Contexto, 2006.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: o que são como se classificam? Recife: UFPE (Mimeo), 2000.
_____ . Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Angela Paiva,
MACHADO, Anna Rachel e BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs.) Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002, p. 19-36.
_____. Produção textual, análise de gênero e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia. Ensaios para uma sócio-história do português brasileiro. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
OESTERREICHER, Wulf. Cajamarca 1532 – diálogo y violência. Los cronistas y la elaboración de una historia andina. Lexis vol. XXI (2), 1997, p.211-271.
_____. Langage parlé et langage écrit. Lexicon der romanistischen Linguistik. Tübingen: Max Niemeyer Verlag, vol. 1,2, s.v. 62. Gesprochene Sprache und geschriebene Sprache, 2001, p. 584-627.
_____. Automatización del Texto y Recontextualización. Dos problemas fundamentais en las ciencias del texto. In: RODRIGUES, E. (Org.). Homenaje Luis Jaime Cisneros Lima. Pontificia Católica del Peru, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.