O Editorial no jornal O Carapuceiro e a transposição para o ensino

Autores/as

  • Carolina Maria Bezerra Cavalcanti Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Valéria Severina Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

Linguagem, gêneros textuais, editorial, tradições discursivas

Resumen

Neste artigo a língua(gem) é concebida como elemento responsável pelo processo de interação entre homem e realidade social. Assim, o estudo da língua(gem) está relacionado à sociedade que a produz, assim como as mudanças na língua e na formação de modelos textuais estão relacionadas às mudanças sociais ocorridas ao longo do tempo. Temos como objetivo pesquisar, tomando como base os estudos sóciohistóricos da língua(gem) (MATTOS E SILVA, 2004; PESSOA, 2003; OESTERREICHER, 2002; KABATEK, 2003 e outros), a abordagem processual entre diacronia e sincronia, a historicidade da língua(gem) e a performance do editorial no jornal O Carapuceiro do século XIX, a partir das práticas sociais de leitura e de escrita próprias das condições de produção desse período. No que diz respeito ao ensino, os resultados deste trabalho buscam contribuir para a ampliação da competência comunicativa dos indivíduos, através de uma concepção interacionista e sócio-histórica da língua.

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Biografía del autor/a

Carolina Maria Bezerra Cavalcanti, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda em Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Integrante do Programa de Iniciação Científica – PIBIC/UFRPE/CNPq (2012-2013).

Valéria Severina Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenadora do projeto institucional intitulado “Tradição discursiva e letramento: a historicidade da língua(gem) e dos gêneros jornalísticos do século XIX aplicada ao ensino”.

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Publicado

2021-09-07

Cómo citar

Cavalcanti, . C. M. B., & Gomes, V. S. (2021). O Editorial no jornal O Carapuceiro e a transposição para o ensino. Encontros De Vista, 11(1), 32–45. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4579

Número

Sección

Artigos