Oficina de criação poética
uma prática pedagógica para o ensino de literatura
Resumo
O ensino de literatura na educação básica é um grande desafio para os professores. Uma das razões é a dificuldade em conjugar saber e prazer. Sem essas duas dimensões a experiência estética com o literário perde muito de sua eficácia e sentido. Nosso objetivo é relatar uma prática didática realizada numa turma de segundo período do curso de letras, na disciplina Análise e Interpretação de Textos Literários. A principal atividade deste curso consistiu na aplicação de uma oficina de criação poética com a proposta de leitura em sala de aula de poemas de autores brasileiros contemporâneos. O objetivo foi motivar os alunos a produzirem o seu próprio poema e, assim, aproximá-los de maneira diferenciada do texto poético. Dividida em seis etapas, a oficina proporcionou a mudança de postura diante da criação poética, como se verificará nos depoimentos colhidos através de questionário aplicado sobre a atividade. Entre os resultados, está o estímulo a reflexões e maneiras de perceber o fenômeno literário de um ponto de vista que talvez o conhecimento puramente teórico e crítico não possibilitasse.Downloads
Referências
ANDRADE, Fábio. A transparência impossível: poesia brasileira e hermetismo. Recife: Edufpe, 2009.
BARBOSA FILHO, Hildeberto. Anotações acerca da poesia e do poema. In: A luz e o rigor: reflexões sobre o poético. João Pessoa: Manufatura, 2006.
BÉNABOU, Marcel, ROUBAUD, Jacques. Qu'est-ce que l'Oulipo? Disponível em <http://www.oulipo.net/oulipiens/O>. Acessado em:07/08/2013 às 02:35:25.
BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.
BRANDÃO, Sérgio Vieira. Laboratório do jovem escritor: gêneros literários e narração. São Paulo: Paulinas, 2010.
CEREJA, William. Ensino de Literatura. São Paulo: Moderna, 2006.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.
NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: História, Teoria e crítica. São Paulo: Edusp, 2010.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem editora, 2007.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas Literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
DANIEL, Cláudio, BARBOSA, Frederico (Org.) Na virada do século: poesia de invenção no Brasil. São Paulo: Landy, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.