Oficina de criação poética

uma prática pedagógica para o ensino de literatura

Autores

  • Fábio Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Resumo

O ensino de literatura na educação básica é um grande desafio para os professores. Uma das razões é a dificuldade em conjugar saber e prazer. Sem essas duas dimensões a experiência estética com o literário perde muito de sua eficácia e sentido. Nosso objetivo é relatar uma prática didática realizada numa turma de segundo período do curso de letras, na disciplina Análise e Interpretação de Textos Literários. A principal atividade deste curso consistiu na aplicação de uma oficina de criação poética com a proposta de leitura em sala de aula de poemas de autores brasileiros contemporâneos. O objetivo foi motivar os alunos a produzirem o seu próprio poema e, assim, aproximá-los de maneira diferenciada do texto poético. Dividida em seis etapas, a oficina proporcionou a mudança de postura diante da criação poética, como se verificará nos depoimentos colhidos através de questionário aplicado sobre a atividade. Entre os resultados, está o estímulo a reflexões e maneiras de perceber o fenômeno literário de um ponto de vista que talvez o conhecimento puramente teórico e crítico não possibilitasse.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor adjunto de Estudos Literários do curso de Letras da UFRPE. Coordenou o projeto “Arqueologiatextuais e identidades perdidas: o Simbolismo na literatura pernambucana” e atualmente coordena o grupo PARATAXES de leitura da literatura brasileira contemporânea.

Referências

ANDRADE, Fábio. A transparência impossível: poesia brasileira e hermetismo. Recife: Edufpe, 2009.

BARBOSA FILHO, Hildeberto. Anotações acerca da poesia e do poema. In: A luz e o rigor: reflexões sobre o poético. João Pessoa: Manufatura, 2006.

BÉNABOU, Marcel, ROUBAUD, Jacques. Qu'est-ce que l'Oulipo? Disponível em <http://www.oulipo.net/oulipiens/O>. Acessado em:07/08/2013 às 02:35:25.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

BRANDÃO, Sérgio Vieira. Laboratório do jovem escritor: gêneros literários e narração. São Paulo: Paulinas, 2010.

CEREJA, William. Ensino de Literatura. São Paulo: Moderna, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: História, Teoria e crítica. São Paulo: Edusp, 2010.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem editora, 2007.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas Literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

DANIEL, Cláudio, BARBOSA, Frederico (Org.) Na virada do século: poesia de invenção no Brasil. São Paulo: Landy, 2002.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

Andrade, F. (2021). Oficina de criação poética: uma prática pedagógica para o ensino de literatura. Encontros De Vista, 11(1), 46–59. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4580

Edição

Seção

Artigos