Oficina de criação poética

uma prática pedagógica para o ensino de literatura

Autores/as

  • Fábio Andrade Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Resumen

O ensino de literatura na educação básica é um grande desafio para os professores. Uma das razões é a dificuldade em conjugar saber e prazer. Sem essas duas dimensões a experiência estética com o literário perde muito de sua eficácia e sentido. Nosso objetivo é relatar uma prática didática realizada numa turma de segundo período do curso de letras, na disciplina Análise e Interpretação de Textos Literários. A principal atividade deste curso consistiu na aplicação de uma oficina de criação poética com a proposta de leitura em sala de aula de poemas de autores brasileiros contemporâneos. O objetivo foi motivar os alunos a produzirem o seu próprio poema e, assim, aproximá-los de maneira diferenciada do texto poético. Dividida em seis etapas, a oficina proporcionou a mudança de postura diante da criação poética, como se verificará nos depoimentos colhidos através de questionário aplicado sobre a atividade. Entre os resultados, está o estímulo a reflexões e maneiras de perceber o fenômeno literário de um ponto de vista que talvez o conhecimento puramente teórico e crítico não possibilitasse.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Andrade, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor adjunto de Estudos Literários do curso de Letras da UFRPE. Coordenou o projeto “Arqueologiatextuais e identidades perdidas: o Simbolismo na literatura pernambucana” e atualmente coordena o grupo PARATAXES de leitura da literatura brasileira contemporânea.

Citas

ANDRADE, Fábio. A transparência impossível: poesia brasileira e hermetismo. Recife: Edufpe, 2009.

BARBOSA FILHO, Hildeberto. Anotações acerca da poesia e do poema. In: A luz e o rigor: reflexões sobre o poético. João Pessoa: Manufatura, 2006.

BÉNABOU, Marcel, ROUBAUD, Jacques. Qu'est-ce que l'Oulipo? Disponível em <http://www.oulipo.net/oulipiens/O>. Acessado em:07/08/2013 às 02:35:25.

BLANCHOT, Maurice. O espaço literário. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Rocco, 1987.

BRANDÃO, Sérgio Vieira. Laboratório do jovem escritor: gêneros literários e narração. São Paulo: Paulinas, 2010.

CEREJA, William. Ensino de Literatura. São Paulo: Moderna, 2006.

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

NITRINI, Sandra. Literatura Comparada: História, Teoria e crítica. São Paulo: Edusp, 2010.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem editora, 2007.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Altas Literaturas. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

DANIEL, Cláudio, BARBOSA, Frederico (Org.) Na virada do século: poesia de invenção no Brasil. São Paulo: Landy, 2002.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

Andrade, F. (2021). Oficina de criação poética: uma prática pedagógica para o ensino de literatura. Encontros De Vista, 11(1), 46–59. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4580

Número

Sección

Artigos