Contando o caminho percorrido pela área de Letras/UFRPE no PIBID e no PRP
histórias de luta e formação docente
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Portugal: Editora Porto, 1996.
BARBOSA, L. F.; MARCELINO JR., C. de A.C; ANDRADE, J.A. de; SILVA,
A.R.M.R. da. O PIBID/UFRPE e sua trajetória: historicizando o processo de institucionalização e fortalecimento de um programa de formação inicial de professores(as) no contexto Universidade-Escola. In: PIBID: reflexões teóricas e vivências formativas. BARBOSA, L. F.; MARCELINO JR., C.de A.C; ANDRADE, J.A. de; SILVA, A.R.M.R. da; ARAÚJO, M. L. F. de (Orgs.). Recife: Ed.Universitária da UFRPE, p. 21-50, 2017
BRASIL. Edital CAPES 06/2018, de 1º de maio de 2018. Dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 20/05/2018.
CORACINI, M. J. F. R.; BERTOLDO, E. S. (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
CORNELO, C. S.; SCKNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. In: Jornal de Políticas Educacionais. v. 14, n. 27, 26 de junho de 2020. Curitiba: NuPE/UFPR, 2020.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
PRADO, R.M.S.; SANTOS, R.A.; SANTOS, E.C.M.; SANTOS, W.C. A importância da experimentação para o ensino-aprendizagem da química: o repolho roxo como indicador ácido-base para verificação de PH com estudantes do ensino médio público. In: VI Congresso Nacional de Educação: avaliação, processos e políticas. Fortaleza/CE, 2019, Anais do CONEDU, Fortaleza(CE), UFC, 2020. Fonte: Anais VI CONEDU | Plataforma Espaço Digital (editorarealize.com.br) Acesso em 25 de março de 2021.
SÁ, T.T. de; ALVES NETO, F.R. A docência no Brasil: história, obstáculos e perspectivas de formação e profissionalização no século XXI. In: Revista Tropos, v., nº 1, jul de 2016.
SILVA, K. A. C. P; CRUZ, S. P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.
SOUZA, J. F. Prática pedagógica e formação de professores. NETO, J. B.; SANTIAGO, E. (Orgs.), Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
UFRPE. Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire. Recife, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.