Contando o caminho percorrido pela área de Letras/UFRPE no PIBID e no PRP

histórias de luta e formação docente

Autores

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Hérica Karina Cavalcanti de Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Sandra Helena Dias de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora Associada do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. 

Vicentina Maria Ramires Borba, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora Titular do Departamento de Letras da UFRPE. 

Referências

ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Portugal: Editora Porto, 1996.

BARBOSA, L. F.; MARCELINO JR., C. de A.C; ANDRADE, J.A. de; SILVA,

A.R.M.R. da. O PIBID/UFRPE e sua trajetória: historicizando o processo de institucionalização e fortalecimento de um programa de formação inicial de professores(as) no contexto Universidade-Escola. In: PIBID: reflexões teóricas e vivências formativas. BARBOSA, L. F.; MARCELINO JR., C.de A.C; ANDRADE, J.A. de; SILVA, A.R.M.R. da; ARAÚJO, M. L. F. de (Orgs.). Recife: Ed.Universitária da UFRPE, p. 21-50, 2017

BRASIL. Edital CAPES 06/2018, de 1º de maio de 2018. Dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 20/05/2018.

CORACINI, M. J. F. R.; BERTOLDO, E. S. (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.

CORNELO, C. S.; SCKNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. In: Jornal de Políticas Educacionais. v. 14, n. 27, 26 de junho de 2020. Curitiba: NuPE/UFPR, 2020.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.

PRADO, R.M.S.; SANTOS, R.A.; SANTOS, E.C.M.; SANTOS, W.C. A importância da experimentação para o ensino-aprendizagem da química: o repolho roxo como indicador ácido-base para verificação de PH com estudantes do ensino médio público. In: VI Congresso Nacional de Educação: avaliação, processos e políticas. Fortaleza/CE, 2019, Anais do CONEDU, Fortaleza(CE), UFC, 2020. Fonte: Anais VI CONEDU | Plataforma Espaço Digital (editorarealize.com.br) Acesso em 25 de março de 2021.

SÁ, T.T. de; ALVES NETO, F.R. A docência no Brasil: história, obstáculos e perspectivas de formação e profissionalização no século XXI. In: Revista Tropos, v., nº 1, jul de 2016.

SILVA, K. A. C. P; CRUZ, S. P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.

SOUZA, J. F. Prática pedagógica e formação de professores. NETO, J. B.; SANTIAGO, E. (Orgs.), Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.

UFRPE. Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire. Recife, 2018.

Downloads

Publicado

2021-09-20

Como Citar

Luna, E. Ávila dos A., Lima, H. K. C. de, Melo, S. H. D. de ., & Borba, V. M. R. (2021). Contando o caminho percorrido pela área de Letras/UFRPE no PIBID e no PRP: histórias de luta e formação docente. Encontros De Vista, 25(1), 11–22. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4609

Edição

Seção

Relatos