Contando o caminho percorrido pela área de Letras/UFRPE no PIBID e no PRP
histórias de luta e formação docente
Descargas
Citas
ALARCÃO, I. (Org.). Formação reflexiva de professores – estratégias de supervisão. Porto, Portugal: Editora Porto, 1996.
BARBOSA, L. F.; MARCELINO JR., C. de A.C; ANDRADE, J.A. de; SILVA,
A.R.M.R. da. O PIBID/UFRPE e sua trajetória: historicizando o processo de institucionalização e fortalecimento de um programa de formação inicial de professores(as) no contexto Universidade-Escola. In: PIBID: reflexões teóricas e vivências formativas. BARBOSA, L. F.; MARCELINO JR., C.de A.C; ANDRADE, J.A. de; SILVA, A.R.M.R. da; ARAÚJO, M. L. F. de (Orgs.). Recife: Ed.Universitária da UFRPE, p. 21-50, 2017
BRASIL. Edital CAPES 06/2018, de 1º de maio de 2018. Dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-esidencia-pedagogica.pdf. Acesso em: 20/05/2018.
CORACINI, M. J. F. R.; BERTOLDO, E. S. (Orgs.). O desejo da teoria e a contingência da prática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003.
CORNELO, C. S.; SCKNECKENBERG, M. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID: trajetória e desdobramentos. In: Jornal de Políticas Educacionais. v. 14, n. 27, 26 de junho de 2020. Curitiba: NuPE/UFPR, 2020.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. Apresentação de Ana Maria Araújo Freire. Carta-prefácio de Balduino A. Andreola. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Editora Cortez, 1994.
PRADO, R.M.S.; SANTOS, R.A.; SANTOS, E.C.M.; SANTOS, W.C. A importância da experimentação para o ensino-aprendizagem da química: o repolho roxo como indicador ácido-base para verificação de PH com estudantes do ensino médio público. In: VI Congresso Nacional de Educação: avaliação, processos e políticas. Fortaleza/CE, 2019, Anais do CONEDU, Fortaleza(CE), UFC, 2020. Fonte: Anais VI CONEDU | Plataforma Espaço Digital (editorarealize.com.br) Acesso em 25 de março de 2021.
SÁ, T.T. de; ALVES NETO, F.R. A docência no Brasil: história, obstáculos e perspectivas de formação e profissionalização no século XXI. In: Revista Tropos, v., nº 1, jul de 2016.
SILVA, K. A. C. P; CRUZ, S. P. A Residência Pedagógica na formação de professores: história, hegemonia e resistências. Momento: diálogos em educação, v. 27, n. 2, p. 227-247, mai./ago, 2018.
SOUZA, J. F. Prática pedagógica e formação de professores. NETO, J. B.; SANTIAGO, E. (Orgs.), Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
UFRPE. Projeto Institucional registrado na Plataforma Freire. Recife, 2018.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Encontros de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.