Oralidade no livro didático
os primeiros passos de um longo caminho
Palavras-chave:
ensino de língua portuguesa, gêneros textuais orais, livro didáticoResumo
O trabalho com a oralidade nas aulas de português tem se tornado alvo de muitas discussões nas pesquisas linguísticas; tais reflexões são suscitadas devido ao amplo espaço que a tradição pautada na língua escrita tem tomado durante todo o período escolar. Levando em consideração esse panorama, nossa pesquisa tem por intuito investigar o que tem sido realizado para que o trabalho didático com a oralidade seja mais frequente e profícuo; para tanto, focamos no livro didático, pois é sabido que, se por um lado ele é um dos recursos didáticos mais acessíveis em sala de aula, por outro, trabalha pouco ou de maneira insuficiente a oralidade (DIONÍSIO e MARCUSCHI, 2007). Sendo assim, utilizamos como corpus desse estudo uma das coleções de Livro Didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio, escolhida pela Rede Estadual de Ensino de Pernambuco para o triênio 2012 2014. Com base nos pressupostos teóricos postulados por Marcuschi (2001), Dionísio e Marcuschi (2007), Brandão, Leal e Lima (2012), Schneuwly e Dolz (2004), fizemos um levantamento e analisamos as atividades propostas pela coleção. Constatamos que a coleção traz os gêneros: debate regrado público, mesa-redonda, entrevista e seminário. Entendemos que, mesmo sendo de maneira compendiada, a coleção analisada apresenta o trabalho com gêneros orais e, a partir disso, verificamos a existência de investimento do trabalho com o eixo, o que revela um progresso, ainda em curso, mas que firma, no ensino de língua portuguesa, seus primeiros passos.Downloads
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