Oralidade no livro didático

os primeiros passos de um longo caminho

Autores/as

  • Edna Carla Lima da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

ensino de língua portuguesa, gêneros textuais orais, livro didático

Resumen

O trabalho com a oralidade nas aulas de português tem se tornado alvo de muitas discussões nas pesquisas linguísticas; tais reflexões são suscitadas devido ao amplo espaço que a tradição pautada na língua escrita tem tomado durante todo o período escolar. Levando em consideração esse panorama, nossa pesquisa tem por intuito investigar o que tem sido realizado para que o trabalho didático com a oralidade seja mais frequente e profícuo; para tanto, focamos no livro didático, pois é sabido que, se por um lado ele é um dos recursos didáticos mais acessíveis em sala de aula, por outro, trabalha pouco ou de maneira insuficiente a oralidade (DIONÍSIO e MARCUSCHI, 2007). Sendo assim, utilizamos como corpus desse estudo uma das coleções de Livro Didático de Língua Portuguesa de Ensino Médio, escolhida pela Rede Estadual de Ensino de Pernambuco para o triênio 2012 2014. Com base nos pressupostos teóricos postulados por Marcuschi (2001), Dionísio e Marcuschi (2007), Brandão, Leal e Lima (2012), Schneuwly e Dolz (2004), fizemos um levantamento e analisamos as atividades propostas pela coleção. Constatamos que a coleção traz os gêneros: debate regrado público, mesa-redonda, entrevista e seminário. Entendemos que, mesmo sendo de maneira compendiada, a coleção analisada apresenta o trabalho com gêneros orais e, a partir disso, verificamos a existência de investimento do trabalho com o eixo, o que revela um progresso, ainda em curso, mas que firma, no ensino de língua portuguesa, seus primeiros passos.

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Biografía del autor/a

Edna Carla Lima da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; ednacarla23@gmail.com.

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba(PROLING-UFPB);ewertonavila2@gmail.com.

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Publicado

2021-09-20

Cómo citar

Silva, E. C. L. da, & Luna, E. Ávila dos A. (2021). Oralidade no livro didático: os primeiros passos de um longo caminho. Encontros De Vista, 14(2), 33–49. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4621

Número

Sección

Artigos