Fanfiction como recurso de letramento e cultura

Authors

  • Juliana Barros de Souza

Keywords:

fanfiction, letramento, cultura, literatura

Abstract

Nosso principal objetivo neste artigo é relacionar o fenômeno recente da fanfiction com o letramento literário. A fanfiction caracteriza-se pela criação e difusão – através da internet principalmente nesses tempos modernos – de peças de ficção amadoras, geralmente inspiradas em obras de grande sucesso de público jovem, expandindo-as ou alterando-as. Segundo nossa hipótese, a fanfiction, enquanto fato essencialmente pop e midiático, de intensa produção e larga circulação entre os usuários, colabora para o amadurecimento linguístico e literário de escritores e leitores. Através do engajamento, dedicação e experimentos com a fanfiction, os participantes são postos em contato com uma diversidade de situações que requerem diferentes formas de adaptações conceituais e adequações linguísticas, o que faz estimular sua capacidade de comunicação adequada e o hábito de leitura. Para sustentar este argumento, faremos uma breve análise de uma fanfic inspirando nos nos teóricos Regina Zilberman (2001), Wolfgang Iser (2002), Michael Stubbs (2002), Bruno Bettelheim (1980), entre outros.

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Published

2021-09-20

How to Cite

Souza, J. B. de . (2021). Fanfiction como recurso de letramento e cultura. Encontros De Vista, 14(2), 50–62. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4622

Issue

Section

Artigos