A criação de um blog como tentativa de inclusão digital
experiência com alunos indígenas e africanos na educação superior
Palavras-chave:
cibercultura, ações afirmativas, inclusão digitalResumo
O trabalho trata de uma experiência de criação de um blog desenvolvida em Projeto de Extensão voltado para alunos indígenas e estrangeiros, no qual se busca contribuir para o desenvolvimento dos processos de inserção desses alunos na universidade pública brasileira. Nesse sentido, o blog pode ser utilizado como ferramenta pedagógica, que apresenta benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se a importância da educação escolar desenvolver a comunicação entre diferentes culturas, numa perspectiva de conexão entre as culturas dos alunos e a trabalhada na escola. No presente trabalho, os alunos aprenderam a montar o sítio e alimentar com textos que contam sobre suas culturas e tradições. As reflexões suscitadas pelos depoimentos dos alunos no blog destacam a urgência de uma discussão sobre as variáveis implicadas na mobilidade social no Brasil e entre os povos, do processo de criação e transmissão das desigualdades ao longo do ciclo de vida dos cidadãos, das tentativas de lidar com as desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como buscando compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros; e promover o reconhecimento e valorização da história e cultura dos diferentes povos que compõem as nações.Downloads
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