A criação de um blog como tentativa de inclusão digital

experiência com alunos indígenas e africanos na educação superior

Autores/as

  • Monica Filomena Caron Universidade Federal de São Carlos, UFScar
  • Denise Mandowsky Escola Lourenço Castanho

Palabras clave:

cibercultura, ações afirmativas, inclusão digital

Resumen

O trabalho trata de uma experiência de criação de um blog desenvolvida em Projeto de Extensão voltado para alunos indígenas e estrangeiros, no qual se busca contribuir para o desenvolvimento dos processos de inserção desses alunos na universidade pública brasileira. Nesse sentido, o blog pode ser utilizado como ferramenta pedagógica, que apresenta benefícios no processo de ensino e aprendizagem. Destaca-se a importância da educação escolar desenvolver a comunicação entre diferentes culturas, numa perspectiva de conexão entre as culturas dos alunos e a trabalhada na escola. No presente trabalho, os alunos aprenderam a montar o sítio e alimentar com textos que contam sobre suas culturas e tradições. As reflexões suscitadas pelos depoimentos dos alunos no blog destacam a urgência de uma discussão sobre as variáveis implicadas na mobilidade social no Brasil e entre os povos, do processo de criação e transmissão das desigualdades ao longo do ciclo de vida dos cidadãos, das tentativas de lidar com as desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidade e tratamento, bem como buscando compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, por motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros; e promover o reconhecimento e valorização da história e cultura dos diferentes povos que compõem as nações.

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Biografía del autor/a

Monica Filomena Caron, Universidade Federal de São Carlos, UFScar

Docente na Universidade Federal de São Carlos - campus Sorocaba.

Denise Mandowsky, Escola Lourenço Castanho

Bióloga e professora na Escola Lourenço Castanho/SP.

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Publicado

2021-09-20

Cómo citar

Caron, M. F. ., & Mandowsky, D. . (2021). A criação de um blog como tentativa de inclusão digital: experiência com alunos indígenas e africanos na educação superior. Encontros De Vista, 14(2), 76–89. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4625

Número

Sección

Artigos