O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva no gênero projeto de pesquisa de tcc

estratégias de argumentação

Autores

  • Erivaldo Pereira do Nascimento Universidade Federal da Paraíba, UFPB
  • Aleise Guimarães Carvalho Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Palavras-chave:

gênero projeto de pesquisa, estratégias argumentativas, arrazoado por autoridade, modalização

Resumo

Considerando que a argumentatividade é inerente à língua e, consequentemente, ao discurso, este artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo principal foi descrever e analisar o arrazoado por autoridade, uma das formas de polifonia de locutores, e os modalizadores discursivos funcionando como estratégias argumentativas no gênero Projeto de Pesquisa de TCC. A análise do arrazoado por autoridade e da modalização no gênero em questão se deu não somente pela recorrência dessas estratégias, mas também porque se observou como esses dois fenômenos ocorrem,concomitantemente, a partir das citações, em estilo direto e indireto, indicando argumentatividade nos enunciados. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e interpretativista, cujo corpus foi constituído por dezesseis (16) Projetos de Pesquisa de TCC: oito (8) do curso de Licenciatura em Letras e os outros oito (8) do curso Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue. Como pressupostos teóricos, utilizamos os postulados de Ducrot (1987; 1988); Koch (2002; 2011), Nascimento e Silva (2012); Castilho e Castilho (2002); Bakhtin (2010[1992]), dentre outros. A análise realizada comprovou que o gênero Projeto de Pesquisa de TCC é polifônico, por natureza, e demonstrou, entre outras coisas, que não há diferença de comprometimento do locutor responsável pelo texto (L1) em relação ao discurso apresentado em estilo direto ou indireto, sob a forma de arrazoado por autoridade, no gênero investigado. Além disso, os arrazoados por autoridade aparecem em concomitância com três diferentes tipos de modalizadores: asseverativos; quase-asseverativos; avaliativos, com os quais L1 se posta de maneira diferente perante o discurso dos outros locutores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erivaldo Pereira do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Doutor em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pós-doutorado na Universidad de Buenos Aires com bolsa pela Capes. Professor Associado da UFPB.

Aleise Guimarães Carvalho, Universidade Federal da Paraíba, UFPB

Mestre em Linguística. Professora da Educação Básica na Rede Pública de Ensino do Estado da Paraíba.Professora do curso Letras Virtual UFPB.

Referências

BAKHTIN, Milhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. (1ª edição 1992). Tradução: Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010, p. 262-306.

CASTILHO, A.T.; CASTILHO, C.M.M. de. Advérbios modalizadores. IN: ILARI, Rodolfo (org.) Gramática do português falado. Vol. II: Níveis de Análise Linguística. 4ª edição revista. Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. ver. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

DIEZ, Carmem Lúcia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Tradução por Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes. Tradução de Le dire et le dit. 1987.

____. Polifonia y argumentacion. Universidade del Valle - Cali. 1988.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

KOCH, Ingedore. G. Villaça. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

____. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A.. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MOTTA-ROTH, Désirée; RABUSKE, Graciela, H.. Projeto de pesquisa. In: Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 51-63.

NASCIMENTO, Erivaldo Pereira. Jogando com as vozes do outro: argumentação na notícia jornalística. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.

NASCIMENTO, E. P. do; SILVA, J. M. da. O fenômeno da Modalização: estratégias semântico-argumentativa e pragmática. In: NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do (org.). A argumentação na redação comercial e oficial: estratégias semântico-discursivas em gêneros formulaicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, p. 63 – 100.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Nascimento, E. P. do, & Carvalho, A. G. (2021). O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva no gênero projeto de pesquisa de tcc: estratégias de argumentação. Encontros De Vista, 15(1), 20–34. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4629

Edição

Seção

Artigos