O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva no gênero projeto de pesquisa de tcc
estratégias de argumentação
Palavras-chave:
gênero projeto de pesquisa, estratégias argumentativas, arrazoado por autoridade, modalizaçãoResumo
Considerando que a argumentatividade é inerente à língua e, consequentemente, ao discurso, este artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo principal foi descrever e analisar o arrazoado por autoridade, uma das formas de polifonia de locutores, e os modalizadores discursivos funcionando como estratégias argumentativas no gênero Projeto de Pesquisa de TCC. A análise do arrazoado por autoridade e da modalização no gênero em questão se deu não somente pela recorrência dessas estratégias, mas também porque se observou como esses dois fenômenos ocorrem,concomitantemente, a partir das citações, em estilo direto e indireto, indicando argumentatividade nos enunciados. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e interpretativista, cujo corpus foi constituído por dezesseis (16) Projetos de Pesquisa de TCC: oito (8) do curso de Licenciatura em Letras e os outros oito (8) do curso Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue. Como pressupostos teóricos, utilizamos os postulados de Ducrot (1987; 1988); Koch (2002; 2011), Nascimento e Silva (2012); Castilho e Castilho (2002); Bakhtin (2010[1992]), dentre outros. A análise realizada comprovou que o gênero Projeto de Pesquisa de TCC é polifônico, por natureza, e demonstrou, entre outras coisas, que não há diferença de comprometimento do locutor responsável pelo texto (L1) em relação ao discurso apresentado em estilo direto ou indireto, sob a forma de arrazoado por autoridade, no gênero investigado. Além disso, os arrazoados por autoridade aparecem em concomitância com três diferentes tipos de modalizadores: asseverativos; quase-asseverativos; avaliativos, com os quais L1 se posta de maneira diferente perante o discurso dos outros locutores.Downloads
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