O arrazoado por autoridade e a modalização discursiva no gênero projeto de pesquisa de tcc
estratégias de argumentação
Keywords:
gênero projeto de pesquisa, estratégias argumentativas, arrazoado por autoridade, modalizaçãoAbstract
Considerando que a argumentatividade é inerente à língua e, consequentemente, ao discurso, este artigo apresenta os resultados de uma investigação cujo objetivo principal foi descrever e analisar o arrazoado por autoridade, uma das formas de polifonia de locutores, e os modalizadores discursivos funcionando como estratégias argumentativas no gênero Projeto de Pesquisa de TCC. A análise do arrazoado por autoridade e da modalização no gênero em questão se deu não somente pela recorrência dessas estratégias, mas também porque se observou como esses dois fenômenos ocorrem,concomitantemente, a partir das citações, em estilo direto e indireto, indicando argumentatividade nos enunciados. Trata-se de um estudo de caráter descritivo e interpretativista, cujo corpus foi constituído por dezesseis (16) Projetos de Pesquisa de TCC: oito (8) do curso de Licenciatura em Letras e os outros oito (8) do curso Bacharelado em Secretariado Executivo Bilíngue. Como pressupostos teóricos, utilizamos os postulados de Ducrot (1987; 1988); Koch (2002; 2011), Nascimento e Silva (2012); Castilho e Castilho (2002); Bakhtin (2010[1992]), dentre outros. A análise realizada comprovou que o gênero Projeto de Pesquisa de TCC é polifônico, por natureza, e demonstrou, entre outras coisas, que não há diferença de comprometimento do locutor responsável pelo texto (L1) em relação ao discurso apresentado em estilo direto ou indireto, sob a forma de arrazoado por autoridade, no gênero investigado. Além disso, os arrazoados por autoridade aparecem em concomitância com três diferentes tipos de modalizadores: asseverativos; quase-asseverativos; avaliativos, com os quais L1 se posta de maneira diferente perante o discurso dos outros locutores.Downloads
References
BAKHTIN, Milhail Mikhailovitch. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. (1ª edição 1992). Tradução: Paulo Bezerra. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010, p. 262-306.
CASTILHO, A.T.; CASTILHO, C.M.M. de. Advérbios modalizadores. IN: ILARI, Rodolfo (org.) Gramática do português falado. Vol. II: Níveis de Análise Linguística. 4ª edição revista. Campinas: Editora da UNICAMP, 2002.
COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. 2. ed. ver. ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DIEZ, Carmem Lúcia Fornari; HORN, Geraldo Balduino. Orientações para elaboração de projetos e monografias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Tradução por Eduardo Guimarães. Campinas, SP: Pontes. Tradução de Le dire et le dit. 1987.
____. Polifonia y argumentacion. Universidade del Valle - Cali. 1988.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
KOCH, Ingedore. G. Villaça. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
____. Argumentação e linguagem. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LAKATOS, Eva M.; MARCONI, Marina de A.. Técnicas de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MOTTA-ROTH, Désirée; RABUSKE, Graciela, H.. Projeto de pesquisa. In: Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 51-63.
NASCIMENTO, Erivaldo Pereira. Jogando com as vozes do outro: argumentação na notícia jornalística. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2009.
NASCIMENTO, E. P. do; SILVA, J. M. da. O fenômeno da Modalização: estratégias semântico-argumentativa e pragmática. In: NASCIMENTO, Erivaldo Pereira do (org.). A argumentação na redação comercial e oficial: estratégias semântico-discursivas em gêneros formulaicos. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2012, p. 63 – 100.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. rev. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.