LUKÁCS, Georg. A Teoria do Romance. São Paulo

Duas Cidades; Editora 34, 2000, 240p. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo.

Autores

  • Edson José da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Resumo

A obra do húngaro Georg Lukács (1885 – 1971) é uma passagem indispensável para quem pretende se debruçar sobre a milenar tradição da narrativa no mundo Ocidental; foi um pensador de grande envergadura, lançou olhares preciosos acerca de diversos temas, apontou também para as questões referentes a consciência de classe, pensou acerca da Estética, depurou problemática advindas do hegelianismo ou do marxismo, foi ponto de uma conturbada relação entre o papel do intelectual e a política. A mesma envergadura que permite um olhar que abarca uma série de objetos também permitiu uma elasticidade na construção da sua própria mirada, o percurso de Lukács sofreu rupturas, alargou fronteiras, gerou matizes, mas sempre permaneceu com a mesma vitalidade que o caracteriza. Pode-se dividir a obra de Lukács em duas fases, a primeira, a do “Jovem Lukács”, está dentro do eixo de rotação do hegelianismo, neste período, ele escreve sua Teoria do Romance; o segundo Lukács se apresenta como um pensador marxista. Porém, a Forma aparece como um objeto de estudo privilegiado aos olhos do pensador, ela se apresenta como um fio condutor sobre o abismo que separaria as duas fases do filósofo. Sem dúvida, a Forma é um ponto de suma importância para compreendermos a Teoria do Romance de Lukács.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson José da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando em Licenciatura em Letras (Português / Espanhol) na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Referências

ADORNO, Theodor W. Posição do narrador no romance contemporâneo. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades Ed. 34, 2003 p. 55-64.

BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. “Epos e Romance” In: Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec/Annablume, 2002.

Downloads

Publicado

2021-09-30

Como Citar

Silva, E. J. da. (2021). LUKÁCS, Georg. A Teoria do Romance. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2000, 240p. Tradução de José Marcos Mariani de Macedo. Encontros De Vista, 15(1), 128–134. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4635

Edição

Seção

Resenha