A literatura em língua “estrangeira” por si, um olhar
Palavras-chave:
literatura, espanhol, ensinoResumo
A literatura, como objeto de estudo e de ensino, vem sendo manipulada em cursos de graduação como meio para a construção de conhecimento e de domínio do sistema linguístico espanhol. Neste trabalho, procuraremos refletir sobre o ensino de literatura de língua espanhola nos cursos de formação de professores, tomando o objeto literário como centro e não como meio para o domínio do objeto linguístico. Dentro deste contexto, buscaremos refletir sobre as experiências didáticas de alunos da graduação em um curso de Letras/Espanhol de um curso superior. Ressaltaremos a importância de um aporte teórico de estudo que passe pela teoria e crítica literária bem como pela fundamentação linguística para ater-nos ao nosso campo central. Nossa proposta é reafirmar a necessidade de os alunos terem contato com as obras, para aproximarem-se dos diversos “senderos”, sinalizados por Borges (1976) em seu conto. Piglia (2005), por sua vez, trata de apontar as entrelinhas do caminho da leitura ressaltando a importância do caminho deslindado até o texto. Defendemos a literatura como objeto de trabalho para a formação de leitores literários e de futuros “professores-leitores” que compreendam discurso singular do literário e que estes auxiliem nos caminhos de sua formação profissional. Nos embasaremos em Zilberman & Silva (1998), para o contraponto entre literatura e ensino, em Soares (2000) para tratar da literatura escolarizada e em Fillola (2003) para pensar o tema da metodologia de ensino da literatura.Downloads
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