Da realidade à metaficção

a reflexão especular no livro ilustrado

Autores

  • Fernanda Lima Maia Faculdade São Miguel, UNISÃOMIGUEL

Palavras-chave:

Intersemiose, metaficção, literatura infantojuvenil, livro ilustrado

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender como o pensamento pós-moderno contribuiu para uma concepção de arte antirrealista na literatura infantojuvenil, desconstruindo a visão puramente pedagógica apoiada por um preceito reducionista da Literatura a partir do uso de paradidático. Atualmente, escritores e ilustradores veem no livro ilustrado potência artística, em que o livro enquanto suporte é explorado em todos os seus aspectos físicos; bem como na essência poética, seja do texto ou da imagem, que tem se mostrado cada vez mais autorreflexiva e (ou) autoconsciente. Aceitar o caráter ambíguo e metafórico na escrita literária e a importância do aspecto visual fez do livro ilustrado um objeto de descobertas e inovações criativas. Para compreendermos como a metaficcção tem proporcionado essa mudança de pensamento, serão abordados os conceitos apresentados por Gustavo Bernardo em O livro da metaficcção (2010), e as modalidades da reflexão especular por Linda Hutcheon, através do texto O que é metaficção? narrativa narcisista: o paradoxo metaficcional de Linda Hutcheon (2015), tradução de Brunilda T. Reichmann.

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Biografia do Autor

Fernanda Lima Maia, Faculdade São Miguel, UNISÃOMIGUEL

Graduada em Licenciatura em Letras (Português e Inglês) pela Faculdade São Miguel (2012.1).

Referências

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Maia, F. L. (2021). Da realidade à metaficção: a reflexão especular no livro ilustrado. Encontros De Vista, 16(2), 59–71. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4663

Edição

Seção

Artigos