O discurso de futuros profissionais de educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro - Portugal

Autores

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Cristina Manuela Sá Universidade de Aveiro, UA, Portugal

Palavras-chave:

Formação inicial, didática da língua, ensino-aprendizagem da oralidade

Resumo

O estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade.

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Biografia do Autor

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB); membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL-UFPE).

Cristina Manuela Sá, Universidade de Aveiro, UA, Portugal

Professora do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA/Portugal); Doutora em Didáticapela Universidade de Aveiro (UA); pesquisadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Formação de Formadores (CIDTFF/UA) e líder do Laboratório de Investigação em Educação em Português(LEIP/UA).

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Publicado

2021-09-29

Como Citar

Luna, E. Ávila dos A., & Sá, C. M. (2021). O discurso de futuros profissionais de educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro - Portugal. Encontros De Vista, 16(2), 108–124. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4666

Edição

Seção

Artigos