O discurso de futuros profissionais de educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro - Portugal
Palavras-chave:
Formação inicial, didática da língua, ensino-aprendizagem da oralidadeResumo
O estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade.Downloads
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