O discurso de futuros profissionais de educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro - Portugal

Autores/as

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Cristina Manuela Sá Universidade de Aveiro, UA, Portugal

Palabras clave:

Formação inicial, didática da língua, ensino-aprendizagem da oralidade

Resumen

O estudo objetivou compreender como ocorriam as representações de futuros profissionais de educação que atuarão com o ensino da língua portuguesa sobre a abordagem da didática da oralidade no seu processo de formação. A pesquisa está fundamentada nos trabalhos de Schneuwly e Dolz (2004), Núñez Delgado (2002), Perrenoud (1988), Nonnon (1999), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso, uma vez que investiga uma realidade individual: a formação dos futuros educadores de infância e professores do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Aveiro, Portugal, em uma turma específica de Prática Pedagógica Supervisionada-A1 (PPS-A1). Os dados foram coletados através da aplicação de questionários e da produção de texto escrito (reflexão escrita individual). O corpus é, portanto, o discurso das estudantes em diferentes momentos do estudo. Os resultados apontam que grande foi a evolução das representações das estudantes quanto à sua formação em didática da oralidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); Doutor em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (PROLING-UFPB); membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (CEEL-UFPE).

Cristina Manuela Sá, Universidade de Aveiro, UA, Portugal

Professora do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro (UA/Portugal); Doutora em Didáticapela Universidade de Aveiro (UA); pesquisadora do Centro de Investigação Didática e Tecnologia da Formação de Formadores (CIDTFF/UA) e líder do Laboratório de Investigação em Educação em Português(LEIP/UA).

Citas

ALARCÃO, Isabel. Contribuição da didática para a formação dos professores – reflexões sobre seu ensino. In: Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. PIMENTA, Selma Garrido (Org.). São Paulo: Cortez, 2011, p.179-214.

ÁVILA, Ewerton; NASCIMENTO, Gláucia; GOIS, Siane. Ensinando a oralidade: revisitando documentos oficiais e conversando com professores. In: LEAL, Telma F.; GOIS, Siane (orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Língua Portuguesa. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011.

GOIS, Siane. (Orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

CAVALCANTE, Marianne C. B.; MELO, Cristina T. V. Oralidade no ensino médio: em busca de uma prática. In: BUZEN, Clécio; MENDONÇA, Márcia. Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p.181-198.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; HALLER, Sylvie. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p.125-158.

LEAL, Telma F.; GOIS, Siane (orgs.). A oralidade na escola: a investigação do trabalho docente como foco de reflexão. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

MAGALHÃES, Tânia G. Concepções de oralidade: a teoria nos PCN e PNLD e a prática nos livros didáticos. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, 2007.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e escrita. In: Signótica. v.9, n.1, jan./dez., 1997, p.119-145.

______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2001.

______. Letramento e oralidade no contexto das práticas sociais e eventos comunicativos. In: SIGNORINI, Inês (Org.). Investigando a relação oral/escrito. São Paulo: Mercado das Letras, 2001b.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações curriculares para a Educação Préescolar. Lisboa: Departamento de Educação Básica, 1997.

MONTEIRO, Carla; VIANA, Fernanda; MOREIRA, Emília; BASTOS, Alice. Avaliação da competência comunicativa oral no Ensino Básico: Um estudo exploratório. Revista Portuguesa de Educação, 26(2), 2013, p.111-138.

NONNON, Elisabeth. L'enseignement de l'oral et les interactions verbales en classe: champs de référence et problématiques. Revue française de pédagogie, n. 129. 1999. p.87-131.

NÚÑEZ DELGADO, Maria del Pilar. Un modelo didáctico para el desarrollo de la competencia discursiva oral. Lenguaje y Textos, 19, 2002, p.161-199.

PEREIRA, I. S. P. &VIANA, F. L. Aspectos da didáctica da vertente oral da língua materna no jardim de infância e no 1° Ciclo do Ensino Básico – algumas reflexões. 2003. Disponível em: https://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/4260/1/Did%C3%A1cticaOralidad

e.pdf

PERRENOUD, Philippe. A propos de l’oral. Faculté de psychologie et des sciences de l’éducation Université de Genève, 1988. Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_1988/1988_14.html> Acesso: 03/01/2013.

______. Dez novas competência para ensinar. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

REIS, C. (coord.). Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: Ministério da Educação/Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2009.

ROJO, Roxane. Letramento escolar, oralidade e escrita em sala de aula: diferentes modalidades ou gêneros do discurso? In: SIGNORINI, Inês. (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SCHNEUWLY, Bernard. Palavra e ficcionalização: um caminho para o ensino da linguagem oral. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004, p.109-124.

______; DOLZ, Joaquim et al. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado das Letras, 2004.

SÁ, Cristina M. & LIMA, Hérica. Transversalidade IV: contributos do manual de Português. Coleção “Cadernos do LEIP”, Série “Temas”, nº 3. Aveiro: UA Editora, 2015.

SIGNORINI, Inês. Construindo com a escrita “outras cenas de fala”. In: SIGNORINI, Inês (org.). Investigando a relação oral/escrito e as teorias do Letramento. Campinas: Mercado de Letras, 2001.

SOARES, Magda. Português na escola. História de uma disciplina curricular. In: BAGNO, Marcos (org.) Linguística da Norma. São Paulo: Loyola, 2002. p.155-177.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

Luna, E. Ávila dos A., & Sá, C. M. (2021). O discurso de futuros profissionais de educação sobre didática da oralidade em curso de formação da Universidade de Aveiro - Portugal. Encontros De Vista, 16(2), 108–124. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4666

Número

Sección

Artigos