(Re) contos

chapeuzinho vermelho e a influência dos contos de fadas no imaginário infantil

Autores

  • Amanda Mirella Simplício da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

literatura infantil, conto de fadas, gêneros textuais, projeto de intervenção

Resumo

O incentivo à leitura e à construção de um leitor crítico da realidade que o cerca se torna, cada vez mais, um desafio para os professores e uma questão para se pensar na prática docente. Visando o incentivo à capacidade criativa do aluno como indivíduo que interage com os mais diversos gêneros textuais, o presente projeto busca, através da desconstrução e reconstrução de mecanismos textuais, trabalhar com a leitura e releituras do conto Chapeuzinho Vermelho, propondo um estudo aprofundado do texto, a leitura de diversas visões acerca de uma mesma história e na possibilidade de recontá-la, de formas diferentes, reescrevendo significados. Direcionado para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, o projeto tem como corpus três versões do conto Chapeuzinho Vermelho: a de Charles Perrault, a dos irmãos Grimm e a versão de Robert Darnton. Com base em teóricos como Salvatore D’Onófrio, Nelly Novaes Coelho e Marisa Lajolo, o projeto objetiva enriquecer a compreensão dos alunos frente às realidades textuais que os cercam dentro e fora do meio escolar, proporcionar maior estímulo à leitura de textos literários e contribuir na formação de leitores e produtores competentes em suas construções de mundo.

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Biografia do Autor

Amanda Mirella Simplício da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda no curso de Licenciatura em Letras – Habilitações Português-Espanhol – da UniversidadeFederal Rural de Pernambuco – UFRPE. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica(PIBIC-CNPq).

Referências

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

Simplício da Silva, A. M. (2021). (Re) contos: chapeuzinho vermelho e a influência dos contos de fadas no imaginário infantil. Encontros De Vista, 20(2), 42–51. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4712

Edição

Seção

Artigos