(Re) contos

chapeuzinho vermelho e a influência dos contos de fadas no imaginário infantil

Autores/as

  • Amanda Mirella Simplício da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

literatura infantil, conto de fadas, gêneros textuais, projeto de intervenção

Resumen

O incentivo à leitura e à construção de um leitor crítico da realidade que o cerca se torna, cada vez mais, um desafio para os professores e uma questão para se pensar na prática docente. Visando o incentivo à capacidade criativa do aluno como indivíduo que interage com os mais diversos gêneros textuais, o presente projeto busca, através da desconstrução e reconstrução de mecanismos textuais, trabalhar com a leitura e releituras do conto Chapeuzinho Vermelho, propondo um estudo aprofundado do texto, a leitura de diversas visões acerca de uma mesma história e na possibilidade de recontá-la, de formas diferentes, reescrevendo significados. Direcionado para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, o projeto tem como corpus três versões do conto Chapeuzinho Vermelho: a de Charles Perrault, a dos irmãos Grimm e a versão de Robert Darnton. Com base em teóricos como Salvatore D’Onófrio, Nelly Novaes Coelho e Marisa Lajolo, o projeto objetiva enriquecer a compreensão dos alunos frente às realidades textuais que os cercam dentro e fora do meio escolar, proporcionar maior estímulo à leitura de textos literários e contribuir na formação de leitores e produtores competentes em suas construções de mundo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Mirella Simplício da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda no curso de Licenciatura em Letras – Habilitações Português-Espanhol – da UniversidadeFederal Rural de Pernambuco – UFRPE. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica(PIBIC-CNPq).

Citas

ALMEIDA, Sherry. O inútil indispensável: considerações sobre a literatura e ensino no Brasil. XIII Congresso Internacional da ABRALIC. Campina Grande, PB. 2013.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Manole, 2010.

DARNTON, Robert. O Grande Massacre de Gatos, e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

D’ONÓFRIO, Salvatore. Teoria do texto 1: Prolegômenos e teoria da narrativa. São Paulo: Editora Ática, 2001.

GRIMM, J. & W. Chapeuzinho Vermelho. In: ESTÉS, Líansa Pinkoha (Org.). Contos dos irmãos Grimm. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 1993.

PERRAULT, C. Chapeuzinho Vermelho. In: Contos da Mamãe Gansa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2012.

PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. São Paulo: ForenseUniversitária, 1984.

Publicado

2021-10-13

Cómo citar

Simplício da Silva, A. M. (2021). (Re) contos: chapeuzinho vermelho e a influência dos contos de fadas no imaginário infantil. Encontros De Vista, 20(2), 42–51. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4712

Número

Sección

Artigos