(Re) contos
chapeuzinho vermelho e a influência dos contos de fadas no imaginário infantil
Palabras clave:
literatura infantil, conto de fadas, gêneros textuais, projeto de intervençãoResumen
O incentivo à leitura e à construção de um leitor crítico da realidade que o cerca se torna, cada vez mais, um desafio para os professores e uma questão para se pensar na prática docente. Visando o incentivo à capacidade criativa do aluno como indivíduo que interage com os mais diversos gêneros textuais, o presente projeto busca, através da desconstrução e reconstrução de mecanismos textuais, trabalhar com a leitura e releituras do conto Chapeuzinho Vermelho, propondo um estudo aprofundado do texto, a leitura de diversas visões acerca de uma mesma história e na possibilidade de recontá-la, de formas diferentes, reescrevendo significados. Direcionado para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II, o projeto tem como corpus três versões do conto Chapeuzinho Vermelho: a de Charles Perrault, a dos irmãos Grimm e a versão de Robert Darnton. Com base em teóricos como Salvatore D’Onófrio, Nelly Novaes Coelho e Marisa Lajolo, o projeto objetiva enriquecer a compreensão dos alunos frente às realidades textuais que os cercam dentro e fora do meio escolar, proporcionar maior estímulo à leitura de textos literários e contribuir na formação de leitores e produtores competentes em suas construções de mundo.Descargas
Citas
ALMEIDA, Sherry. O inútil indispensável: considerações sobre a literatura e ensino no Brasil. XIII Congresso Internacional da ABRALIC. Campina Grande, PB. 2013.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Língua Portuguesa. Ensino Fundamental. Terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CANDIDO, A. O direito à Literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
COELHO, Nelly Novaes. Panorama histórico da literatura infantil/juvenil: das origens indo-europeias ao Brasil contemporâneo. São Paulo: Manole, 2010.
DARNTON, Robert. O Grande Massacre de Gatos, e outros episódios da história cultural francesa. Rio de Janeiro: Graal, 1986.
D’ONÓFRIO, Salvatore. Teoria do texto 1: Prolegômenos e teoria da narrativa. São Paulo: Editora Ática, 2001.
GRIMM, J. & W. Chapeuzinho Vermelho. In: ESTÉS, Líansa Pinkoha (Org.). Contos dos irmãos Grimm. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Editora Ática, 1993.
PERRAULT, C. Chapeuzinho Vermelho. In: Contos da Mamãe Gansa. Porto Alegre: L&PM Editores, 2012.
PROPP, Vladimir. Morfologia do conto maravilhoso. São Paulo: ForenseUniversitária, 1984.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Encontros de Vista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.