Alteridade e construção da identidade na infância
o protagonismo de personagens negros na literatura
Palavras-chave:
literatura infantil, identidade, pluralidade cultural, diversidadeResumo
Este projeto busca realizar uma proposta de intervenção escolar com vistas a refletir sobre a representação dos negros na literatura infantil. O corpus eleito para as leituras em sala de aula é composto pelos livros Os cabelos de Sara, Sara vai à praia, A menina que gostava de saber, A pegadinha, O aniversário de Sara e E você, acredita?, de Gisele Gama de Andrade. O embasamento teórico utilizado recupera pressupostos defendidos por Antonio Candido, Stuart Hall e Nilma Lino Gomes, e documentos oficiais sobre o ensino no Brasil, os quais versam sobre a ideia de identidade, diversidade e pluralidade cultural. A metodologia adotada é a contação de histórias, a partir da qual as narrativas foram analisadas sob uma perspectiva dialética, contemplando os vínculos mantidos entre literatura e sociedade. Espera-se que este projeto contribua para a formação identitária dos leitores, e que a literatura compareça como ummeio de dissolver as hierarquizações sociais, cumprindo um papel de construir cidadania e responsabilidade para professores e alunos.Downloads
Referências
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______. Os cabelos de Sara. Brasília: Abaquar, 2016.
______. Sara vai à praia. Brasília: Abaquar, 2017.
ANDRADE, Gisele Gama de. A pegadinha. Brasília: Abaquar, 2017.
______. O aniversário de Sara. Brasília: Abaquar, 2017.
______. E você, acredita? Brasília: Abaquar, 2017.
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