Alteridade e construção da identidade na infância

o protagonismo de personagens negros na literatura

Authors

  • Paula Lapenda Labanca da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Keywords:

literatura infantil, identidade, pluralidade cultural, diversidade

Abstract

Este projeto busca realizar uma proposta de intervenção escolar com vistas a refletir sobre a representação dos negros na literatura infantil. O corpus eleito para as leituras em sala de aula é composto pelos livros Os cabelos de Sara, Sara vai à praia, A menina que gostava de saber, A pegadinha, O aniversário de Sara e E você, acredita?, de Gisele Gama de Andrade. O embasamento teórico utilizado recupera pressupostos defendidos por Antonio Candido, Stuart Hall e Nilma Lino Gomes, e documentos oficiais sobre o ensino no Brasil, os quais versam sobre a ideia de identidade, diversidade e pluralidade cultural. A metodologia adotada é a contação de histórias, a partir da qual as narrativas foram analisadas sob uma perspectiva dialética, contemplando os vínculos mantidos entre literatura e sociedade. Espera-se que este projeto contribua para a formação identitária dos leitores, e que a literatura compareça como ummeio de dissolver as hierarquizações sociais, cumprindo um papel de construir cidadania e responsabilidade para professores e alunos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Paula Lapenda Labanca da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda no curso de Licenciatura em Letras – Habilitações Português-Espanhol – da UniversidadeFederal Rural de Pernambuco – UFRPE.

References

ANDRADE, Gisele Gama de. A menina que gostava de saber. Brasília: Abaquar, 2009.

______. Os cabelos de Sara. Brasília: Abaquar, 2016.

______. Sara vai à praia. Brasília: Abaquar, 2017.

ANDRADE, Gisele Gama de. A pegadinha. Brasília: Abaquar, 2017.

______. O aniversário de Sara. Brasília: Abaquar, 2017.

______. E você, acredita? Brasília: Abaquar, 2017.

ARAÚJO, J. A.; MORAIS, R. S. Ressignificando a história e a cultura africana e afrobrasileira na escola. Revista Artifícios, v. 3, n. 6, dez., 2013.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. –

Brasília: MEC/SEF, 1997

______. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretária de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1998.

______. Ministério da Educação / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e literatura. In: A.C.R. Fester (Org.). Direitos humanos E…, Cjp/Brasiliense, 1989.

ELIAS, Norbert. A Civilização dos Pais. In: Revista Sociedade e Estado, v. 27, n. 3, p. 469-493, set.-dez., 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/se/v27n3/03.pdf. Acesso em: 13 nov. 2017.

ERICKSON, Erick. Identidade, juventude e crise. Rio de Janeiro: Zahar, 1972.

GOMES, Nilma Lino. Educação Cidadã, Etnia e Raça: O trato Pedagógico da Diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (Org.). Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Summus, 2001.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

JOVINO, Ione da Silva. Literatura infanto-juvenil com personagens negros no Brasil. In: SOUZA, Florentina; LIMA, Maria Nazaré (Org.). Literatura Afro-Brasileira. Centro de Estudos Afro-Orientais, Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2006.

PEIXOTO, F. L. Literatura Afro-brasileira. Salvador: Programa A Cor da Bahia, FFCH/UFBA, 2013.

RODRIGUES, Edvânia Braz Teixeira. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia: SEDUC/GO, 2005.

SILVA, Jerusa Paulino da; FERREIRA, Rosângela Veiga Julio; FARIA, Jeniffer de Souza. A construção da identidade da criança negra: a literatura afro como possibilidade reflexiva. In: CES Revista, Juiz de Fora, v. 25, 2011.

SILVA, Paulo Vinicius Baptista da. Racismo em livros didáticos: estudo sobre negros e brancos em livros de Língua Portuguesa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 2005.

Published

2021-10-13

How to Cite

Lapenda Labanca da Silva, P. . (2021). Alteridade e construção da identidade na infância: o protagonismo de personagens negros na literatura. Encontros De Vista, 20(2), 52–63. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4713

Issue

Section

Artigos