Alteridade e construção da identidade na infância

o protagonismo de personagens negros na literatura

Autores/as

  • Paula Lapenda Labanca da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

literatura infantil, identidade, pluralidade cultural, diversidade

Resumen

Este projeto busca realizar uma proposta de intervenção escolar com vistas a refletir sobre a representação dos negros na literatura infantil. O corpus eleito para as leituras em sala de aula é composto pelos livros Os cabelos de Sara, Sara vai à praia, A menina que gostava de saber, A pegadinha, O aniversário de Sara e E você, acredita?, de Gisele Gama de Andrade. O embasamento teórico utilizado recupera pressupostos defendidos por Antonio Candido, Stuart Hall e Nilma Lino Gomes, e documentos oficiais sobre o ensino no Brasil, os quais versam sobre a ideia de identidade, diversidade e pluralidade cultural. A metodologia adotada é a contação de histórias, a partir da qual as narrativas foram analisadas sob uma perspectiva dialética, contemplando os vínculos mantidos entre literatura e sociedade. Espera-se que este projeto contribua para a formação identitária dos leitores, e que a literatura compareça como ummeio de dissolver as hierarquizações sociais, cumprindo um papel de construir cidadania e responsabilidade para professores e alunos.

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Biografía del autor/a

Paula Lapenda Labanca da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduanda no curso de Licenciatura em Letras – Habilitações Português-Espanhol – da UniversidadeFederal Rural de Pernambuco – UFRPE.

Citas

ANDRADE, Gisele Gama de. A menina que gostava de saber. Brasília: Abaquar, 2009.

______. Os cabelos de Sara. Brasília: Abaquar, 2016.

______. Sara vai à praia. Brasília: Abaquar, 2017.

ANDRADE, Gisele Gama de. A pegadinha. Brasília: Abaquar, 2017.

______. O aniversário de Sara. Brasília: Abaquar, 2017.

______. E você, acredita? Brasília: Abaquar, 2017.

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Publicado

2021-10-13

Cómo citar

Lapenda Labanca da Silva, P. . (2021). Alteridade e construção da identidade na infância: o protagonismo de personagens negros na literatura. Encontros De Vista, 20(2), 52–63. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4713

Número

Sección

Artigos