Literatura fantástica, história e ensino
assombrações pernambucanas na sala de aula
Palavras-chave:
intertextualidade, sequência didática, Gilberto Freyre, Jayme GrizResumo
Este projeto propõe uma intervenção escolar a partir das obras Assombrações do Recife velho, de Gilberto Freyre, e O Cara de Fogo, de Jayme Griz. Os condicionantes teóricos propostos por Antonio Candido, Tzevan Todorov e Walter Benjamin foram utilizados para definir o fantástico, a alegoria e os vínculos da literatura com a sociedade. Atento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, às Orientações Curriculares para o Ensino Médio e aos Parâmetros Curriculares Nacionais foi adotada para sua execução uma abordagem interdisplinar e intertextual, na qual a apreciação do texto ficcional manteve dialógio com o contexto social. Os resultados esperados a partir das ações desenvolvidas no projeto sinalizam para a importância da literatura como via para edificar a subjetividade do homem e ampliar sua visão de mundo, perspectiva na qual se inclui o fantástico como gênero, quando compreendido em consórcio com a história.Downloads
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