Literatura fantástica, história e ensino

assombrações pernambucanas na sala de aula

Autores/as

  • Ivson Bruno da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

intertextualidade, sequência didática, Gilberto Freyre, Jayme Griz

Resumen

Este projeto propõe uma intervenção escolar a partir das obras Assombrações do Recife velho, de Gilberto Freyre, e O Cara de Fogo, de Jayme Griz. Os condicionantes teóricos propostos por Antonio Candido, Tzevan Todorov e Walter Benjamin foram utilizados para definir o fantástico, a alegoria e os vínculos da literatura com a sociedade. Atento à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, às Orientações Curriculares para o Ensino Médio e aos Parâmetros Curriculares Nacionais foi adotada para sua execução uma abordagem interdisplinar e intertextual, na qual a apreciação do texto ficcional manteve dialógio com o contexto social. Os resultados esperados a partir das ações desenvolvidas no projeto sinalizam para a importância da literatura como via para edificar a subjetividade do homem e ampliar sua visão de mundo, perspectiva na qual se inclui o fantástico como gênero, quando compreendido em consórcio com a história.

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Biografía del autor/a

Ivson Bruno da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando do curso de Licenciatura em Letras / Português-Espanhol, na Universidade Federal Rural dePernambuco – UFRPE. Bolsista do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC-CNPq).

Citas

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Publicado

2021-10-13

Cómo citar

da Silva, I. B. . (2021). Literatura fantástica, história e ensino: assombrações pernambucanas na sala de aula . Encontros De Vista, 20(2), 64–73. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4714

Número

Sección

Artigos