A prática da leitura literária
breves apontamentos
Palavras-chave:
leitura, literatura, letramento, documentos oficiaisResumo
Este artigo busca refletir sobre o declínio da prática de leitura na atualidade. Aludindo ao universo ficcional, as razões dessa afirmação aludem à permanência de um fazer literário ainda vinculado a referenciais canônicos, ao impacto das tecnologias que descentram a subjetividade do homem, além de um registro poético definido por agudas transgressões na linguagem. Documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais sinalizaram uma reaproximação do leitor com a leitura, elegendo a intertextualidade, a interdisciplinaridade e o letramento literário como recursos didático-pedagógicos. Ao considerar o alcance e limites dessas práticas para envolver o aluno nas dimensões lúdica e estética do texto, concluímos que, ao rever as verdades e certezas absolutas da existência, a literatura reposiciona o indivíduo na sociedade, oferecendo-lhe outros sentidos em meio a sua difusa e fugaz presença no mundo.Downloads
Referências
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville, SC: UNIVILE, 2004.
AZEVEDO, F. A escola e a literatura. In: COUTINHO, A. (Dir.). COUTINHO, E. F. (Co-Dir.). A literatura no Brasil. 4 ed. São Paulo: Global Editora, 1997. Vol. 1.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBs). Brasília: MEC, 1996.
______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC; SEF, 1997.
______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC; SEMTEC. 2002.
______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC; SEB, 2006.
CANDIDO, A. Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
NUNES, B. Ética e Leitura. In: Leitura: Teoria e Prática. Campinas: ALB, n. 27, Ano 15, p. 3-9, Jun., 1996.
PERRONE-MOISÉS, L. O longo adeus à literatura. 2016. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrissima/941210olongoadeusaliteratura.shtml. Acesso em: 30 out. 2016.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.