A prática da leitura literária

breves apontamentos

Autores

  • João Batista Pereira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

leitura, literatura, letramento, documentos oficiais

Resumo

Este artigo busca refletir sobre o declínio da prática de leitura na atualidade. Aludindo ao universo ficcional, as razões dessa afirmação aludem à permanência de um fazer literário ainda vinculado a referenciais canônicos, ao impacto das tecnologias que descentram a subjetividade do homem, além de um registro poético definido por agudas transgressões na linguagem. Documentos oficiais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio e os Parâmetros Curriculares Nacionais sinalizaram uma reaproximação do leitor com a leitura, elegendo a intertextualidade, a interdisciplinaridade e o letramento literário como recursos didático-pedagógicos. Ao considerar o alcance e limites dessas práticas para envolver o aluno nas dimensões lúdica e estética do texto, concluímos que, ao rever as verdades e certezas absolutas da existência, a literatura reposiciona o indivíduo na sociedade, oferecendo-lhe outros sentidos em meio a sua difusa e fugaz presença no mundo.

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Biografia do Autor

João Batista Pereira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE.

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Publicado

2021-10-13

Como Citar

Batista Pereira, J. . (2021). A prática da leitura literária: breves apontamentos. Encontros De Vista, 20(2), 74–80. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4715

Edição

Seção

Artigos