A reescrita como prática de uma avaliação formativa

Autores

  • Sandra Helena Dias de Melo Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palavras-chave:

ensino de língua portuguesa, avaliação formativa, formação docente inicial, escrita, reescrita

Resumo

O processo avaliativo é, em geral, concebido como mero instrumento de mensuração de aprendizagem a partir de provas, testes ou produções escritas. Discordando da tese da avaliação como produto de simples mensuração e classificação, objetivou-se, neste trabalho, discutir como os sujeitos graduandos da licenciatura inseridos no Programa de Iniciação à Docência tem adotado a escrita como objeto de ensino-aprendizagem numa avaliação formativa. Partindo do pressuposto de que a prática da avaliação deve ser discursiva (SUASSUNA, 2014, 2006) e de que qualquer produção de texto escrito precisa de uma ação-reflexão-ação, compreende-se que o ensino-aprendizagem do texto escrito deva contemplar planejamento, produção e revisão. Para a realização desta discussão, foram analisados dez questionários respondidos voluntariamente à época, em 2017, por bolsistas e ex-bolsistas de Iniciação à Docência. O questionário continha quatro questões abertas solicitando descrição concisa da sequência didática de produção escrita e (auto)avaliação da intervenção proposta em sala de aula no ensino básico. Dos dez sujeitos-informantes, oito realizaram produção escrita e, pelo menos, uma refacção. De forma unânime, foi apontado pelos graduandos em formação docente inicial a melhoria das produções após revisão, sem, no entanto, haver precisão na constatação das mudanças percebidas. Concluiu-se que, embora tenha havido poucas intervenções de produção escrita e grandes dificuldades na apreciação das mudanças e descrição do que foi identificado como melhoria na reescrita dos textos, a representação dos futuros professores quanto ao ensino aprendizagem da escrita é que essa deve ser vivenciada e refletida pelos aprendizes a partir de um processo discursivo e interacional entre professor e aluno.

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Biografia do Autor

Sandra Helena Dias de Melo, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora associada do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco eCoordenadora da área de Letras do PIBID-UFRPE em Recife desde 2015.

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Publicado

2021-10-27

Como Citar

Dias de Melo, S. H. . (2021). A reescrita como prática de uma avaliação formativa. Encontros De Vista, 22(2), 68–80. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4763

Edição

Seção

Artigos