O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe do 3º ano do ensino médio
Palavras-chave:
livro didático de português, avaliação em larga escala, descritoresResumo
O livro didático representa por parte de muitos alunos, e até professores, o principal meio de acesso à cultura letrada. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e, por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando, então, a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e à avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada para compor o corpus contempla os descritores presentes na Matriz de Referência do SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação com as questões utilizadas no livro didático, pudemos refletir sobre algumas limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados noreferido exame. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógico traz todos os descritores da prova; no entanto, a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.Downloads
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