O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe do 3º ano do ensino médio

Autores/as

Palabras clave:

livro didático de português, avaliação em larga escala, descritores

Resumen

O livro didático representa por parte de muitos alunos, e até professores, o principal meio de acesso à cultura letrada. O uso desse material é comum na maioria das escolas brasileiras e, por muitas vezes, tem condicionado a ação docente. Considerando, então, a importância atribuída a esse recurso e o seu lugar de destaque nas salas de aula, buscamos estudos referentes ao Livro Didático, ao ensino da língua materna, ao currículo e à avaliação do Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE). Efetuada as leituras, averiguamos de que modo a coleção didática de Língua Portuguesa do Ensino Médio selecionada para compor o corpus contempla os descritores presentes na Matriz de Referência do SAEPE. Partindo da comparação dos itens encontrados na avaliação com as questões utilizadas no livro didático, pudemos refletir sobre algumas limitações do manual escolar ao trabalhar os conteúdos cobrados noreferido exame. A partir dos resultados, constatou-se que o material pedagógico traz todos os descritores da prova; no entanto, a abordagem difere da empregada no teste, sendo apresentados de maneira implícita e integrados às atividades das seções dos capítulos.

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Biografía del autor/a

Gilvana Myrelly de Lima Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada do curso de Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAEADTec/UFRPE).

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor doDepartamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DL/UFRPE).

Citas

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Publicado

2021-11-09

Cómo citar

Lima Barbosa, G. M. de, & Ávila dos Anjos Luna, E. . (2021). O livro didático de língua portuguesa e os descritores do Saepe do 3º ano do ensino médio. Encontros De Vista, 26(2), 3–14. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4783

Número

Sección

Artigos