O que revelam as provas de linguagem do ENEM de 2017 e 2018 sobre os conhecimentos de língua requisitados

Autores

Palavras-chave:

ENEM, questões, língua portuguesa, conhecimentos linguísticos

Resumo

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma avaliação de âmbito nacional e permite que os jovens, em geral, ao final do terceiro ano, a partir dos seus desempenhos, possam ingressar em diversas universidades em todo o país. Levando em conta a importância do exame, este estudo propõe-se a analisar duas edições (2017 e 2018) da prova do ENEM de Língua Portuguesa, buscando categorizar as atividades nelas encontradas e identificar quais os conhecimentos linguísticos são mais requeridos nas questões referentes ao português. Para alcançar os objetivos propostos, realizamos uma pesquisa documental, de cunho qualitativo com maior ênfase e de cunho quantitativo em menor ênfase, por entendermos que, durante o processo de análise, alguns dados quantificáveis poderiam nos ajudar a entender o nosso objeto, mas não o suficiente para explicá-lo, por isso também a escolha de uma abordagem qualitativa. Os resultados da pesquisa indicaram que as questões mais requeridas na prova são perguntas sobre interpretação de texto, evidenciando, para nós, um ensino que esteja alinhado com tais conhecimentos, a fim de que os alunos tenham um bom desempenho e possam alcançar seus objetivos pessoais e profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emmanuella Farias de Almeida Barros, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Graduada em Letras pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAEADTec/UFRPE). Doutorandaem Educação na Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE).

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (PROLING/UFPB). Professor doDepartamento. de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (DL/UFRPE).

Referências

ANDRADE, Sammela Rejane de Jesus. Competências linguísticas na prova do ENEM: uma abordagem sociolinguística. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. 102 f.

ANTUNES, Irandé. Aula de Português: encontro & interação. São Paulo: Parábola, 2003.

ARAÚJO, Denise Lino de; SILVEIRA. Maria de Fátima. A competência leitora nas provas de linguagens do ENEM. In: Avaliação de língua portuguesa no novo ENEM [recurso eletrônico] / Beth Marcuschi, Tatiana Simões e Luna. – Jundiaí: UniAnchieta, 2017, p.19-61.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. ENEM: documento básico. Brasília, 2000. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/Exame+Nacional+do+Ensino+M%C3%A9dio+-+ENEM++documento+b%C3%A1sico/e2cf61a8-fd80-45b8-a36faf6940e56113?version=1.1.> Acesso em: 24 de julho de 2019.

_____. INEP. Matriz de Referência ENEM. 2015. Disponível em:<http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf> Acesso em: 29 de junho. 2019

GERALDI, J. W. Concepções de Linguagem e Ensino de Português. In: _____ (Org.). O texto na Sala de Aula. 3ª ed. São Paulo: Ática, 2004, p.39-46.

KOCH, I. V. Concepções de língua, sujeito, texto e sentido. In: _____. Desvendando os segredos do texto. São Paulo: Cortez, 2002. Disponível em: <http://pt.scribd.com/doc/63801178/KOCH-Ingedore-G-Villaca-Desvendando-ossegredos-do-texto>. Acesso em 14 de dezembro de 2018.

_____. O texto e a construção dos sentidos. 10. ed. 2° reimpressão – São Paulo: Contexto, 2013.

LUFT, Gabriela Fernanda Cé; FISCHER, Luís Augusto. A abordagem da Literatura no Exame Nacional do Ensino Médio. In: Avaliação de língua portuguesa no novo ENEM [recurso eletrônico] / Beth Marcuschi, Tatiana Simões e Luna. – Jundiaí: UniAnchieta, 2017, p.62-84.

LUNA, Tatiana Simões; BANDEIRA, Bruna; MARCUSCHI, Beth. A avaliação dos conhecimentos linguísticos no novo ENEM. In: LUNA, Tatiana Simões; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). Avaliação de língua portuguesa no novo ENEM [recurso eletrônico]. Jundiaí: UniAnchieta, 2017, p.116-153.

MAY, T. Pesquisa social: questões, métodos e processo. Porto Alegre, Artmed, 2004.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis, Vozes, 2007.

SANTOS, Leonor Werneck dos; NASCIMENTO, Sylvia Jussara S do. A abordagem dos gêneros textuais pelo ENEM. In: LUNA, Tatiana Simões; MARCUSCHI, Beth (Orgs.). Avaliação de língua portuguesa no novo ENEM [recurso eletrônico]. Jundiaí: UniAnchieta, 2017, p.85-115.

SOARES, M. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1986.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática. São Paulo: Cortez, 1996.

VICENTINI, Monica Panigassi. A redação no ENEM e a redação no 3º ano do ensino médio: efeitos retroativos nas práticas de ensino da escrita. Dissertação de mestrado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas 2015. 263 f.

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

Farias de Almeida Barros, E. ., & Ávila dos Anjos Luna, E. . (2021). O que revelam as provas de linguagem do ENEM de 2017 e 2018 sobre os conhecimentos de língua requisitados. Encontros De Vista, 26(2), 27–42. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4785

Edição

Seção

Artigos