Tradição discursiva e historicidade do gênero textual

cartas de leitor na sala de aula

Authors

Keywords:

Tradição Discursiva, Carta De Leitor, Sequência Didática

Abstract

As tradições discursivas são ocorrências textuais e linguísticas que perpassam o tempo e a língua em que estão sendo usadas, podem ser utilizadas por um determinado grupo social num determinado tempo, para servir a uma determinada finalidade comunicativa (CARVALHO e ZAVAM, 2018). Com base nesseconceito, foi possível analisar as cartas de leitor, tendo em vista que os gêneros são uma dimensão das tradições discursivas. O presente artigo trata o gênero textual em seu contexto de produção, com o objetivo de propor uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) que contemple diferentes dimensões de ensino, considerando versões da carta de leitor do passado e do presente. Das cinco variantes identificadas por Costa (2009), a sequência foi proposta com base na carta de leitor opinativa, a fim de estimular o conhecimento acerca do gênero, da língua e de trabalhar a escrita de modo gradual e contextualizado, como um processo de aprendizagem contínuo

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Valéria Severina Gomes

Professora do Curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal Rural dePernambuco (UFRPE).

Bianca do Carmo Pereira Brito

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras - Português e Espanhol da Universidade Federal Rural dePernambuco (UFRPE).

References

ANDRADE, M. L. C. V. O.; GOMES, V. S. Introdução: Tradições Discursivas: Reflexões Conceituais. In: CASTILHO, A. T. de (Org.). Tradições Discursivas do Português Brasileiro: Constituição e Mudança dos Gêneros Discursivos. São Paulo: Contexto, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

CARVALHO, Jorge Luiz Queiroz; ZAVAM, Aurea. Tradições Discursivas: conceitos e métodos para a análise diacrônica de gêneros. LaborHistórico, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 41-54, jan.| jun., 2018.

CORRÊA, Z. T. R. O gênero carta do leitor: análise de exemplares publicados no jornal Folha de S. Paulo. In: VIII Encontro do CELSUL-Círculo de Estudos Linguísticos do Sul, 2008, Porto Alegre -RS. VIII Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL. Pelotas: Editora da Universidade Católica de Pelotas, 2008.

COSTA, A. C. da. Cartas de leitores em jornais paulistas do século XIX e XX: evolução de uma tradição discursiva. In: 8o. Congresso Alemão de Lusitanistas, 2009, Munique. Tendências actuais da Linguística Lusófona, 2009.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Ed. Mercado das Letras, 2004.

GOMES, V. S. Traços de mudança e permanência em editoriais de jornais pernambucanos: da forma ao sentido. Tese (Doutorado em Linguística) – Departamento de Letras, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.

KABATEK, J. Tradições discursivas e mudança linguística. In: LOBO, T.; RIBEIRO, I.; CARNEIRO, Z.; ALMEIDA, N. (Orgs.). Para a História do Português Brasileiro Novos dados, novas análises. v. 6. 2t. Salvador: Editora da Universidade Federal da Bahia, 2006, p. 505-530.

KOCH, P. Diskurstraditionen: zu ihrem sprachtheoretischen Status und ihrer Dynamik. In: FRANK, Barbara; HAYE, Thomas; TOPHINKE, Doris (Eds.). Gattungen mittelalterlicher Schriftlichkeit. Tradução de Alessandra Castilho Ferreira da Costa. Tübingen: Narr 1997 (ScriptOralia, 99), 43-79.

LEITE, E. G. A Produção de Textos em Sala de Aula: da Correção do Professor à Reescrita do Aluno. In: PEREIRA, R. C. M. (Org.). Nas trilhas do ISD: Práticas de ensino-aprendizagem da escrita. São Paulo: Pontes Editora, 2012.

OESTERREICHER, W. La “recontextualización” de los géneros medievales como tarea hermenêutica. In: JACOB, Daniel; KABATEK, Johannes (Eds.). Lengua medieval y tradiciones discursivas en la Península Ibérica. Frankfurt am Main: Vervuert: Iberoamericana, 2001.

Published

2021-02-05

How to Cite

Gomes, V. S. ., & Pereira Brito, B. do C. . (2021). Tradição discursiva e historicidade do gênero textual: cartas de leitor na sala de aula. Encontros De Vista, 24(2), 3–16. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4145

Issue

Section

Artigos