Tradição discursiva e historicidade do gênero textual
cartas de leitor na sala de aula
Keywords:
Tradição Discursiva, Carta De Leitor, Sequência DidáticaAbstract
As tradições discursivas são ocorrências textuais e linguísticas que perpassam o tempo e a língua em que estão sendo usadas, podem ser utilizadas por um determinado grupo social num determinado tempo, para servir a uma determinada finalidade comunicativa (CARVALHO e ZAVAM, 2018). Com base nesseconceito, foi possível analisar as cartas de leitor, tendo em vista que os gêneros são uma dimensão das tradições discursivas. O presente artigo trata o gênero textual em seu contexto de produção, com o objetivo de propor uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) que contemple diferentes dimensões de ensino, considerando versões da carta de leitor do passado e do presente. Das cinco variantes identificadas por Costa (2009), a sequência foi proposta com base na carta de leitor opinativa, a fim de estimular o conhecimento acerca do gênero, da língua e de trabalhar a escrita de modo gradual e contextualizado, como um processo de aprendizagem contínuoDownloads
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