Performance e interatividade

a dinâmica utor/leitor na literatura eletrônica

Authors

  • Fabiana Móes Miranda Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Keywords:

literatura eletrônica, estética da recepção, interatividade, autorias

Abstract

A literatura eletrônica oferece ao autor e ao leitor uma nova dinâmica de interação no ciberespaço. Dessa forma, podemos observar como a literatura, o hipertexto e as outras mídias se “encontram” em novas propostas de interatividade e performance, principalmente, quando softwares se tornam parte ativa dessas dinâmicas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fabiana Móes Miranda, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Crítica Literária (UFPE), Mestre em Teoria Literária (UFPE) e Especialista em Literatura Infantojuvenil(FAFIRE).

References

ALAVA, Séraphin (Org.). Ciberespaço e Formações Abertas: rumo a novas práticas educacionais? Trad. Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002.

BENJAMIN, Walter. Reflexões: a criança, o brinquedo, a educação. Trad. Marcos Vinicius Mazzare. 4ª ed., São Paulo: Summus, 1984.

COHEN, Daniel J. History and the Second Decade of the Web. In: Originally Published in Rethinking History. Vol. 08, Nº 2, June 2004, pp. 293-301.

FRASCA, Gonzalo. Ludology meets narratology: similitude and diferences between(vídeo)games and narrative. Parnasso 3, Helsinki, 1997. < www.ludology.org > FERNÁNDEZ, Karina de Freitas Silva. O corpo lê Holopoesia. Revista Digital, ano. 3, n. 2, 2007. http://www.textodigital.ufsc.br/

GRAU, Oliver. Imersion und Interaktion vom Rundfresko zum interaktivem Bildraum <http://www.medienkunstnetz.de/themen/medienkunst_im_ueberblick/immersion/> Acessado em abril/2008.

HAYLES, N. Katherine. Eletronic: News Horizons for the Literary. Indiana: University of Notre Dame Press, 2008.

_____. Hyper and Deep Attention: The Generational Divide in Cognitive Modes. http://www.arts.rpi.edu/century/nmt11/hayles_attention.pdf Acessado em 2008.

MILLER, Hillis J. Illustration. London: Reaktion Books, 1992.

MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. Trad. Elissa K. Daher e Marcelo F. Cuzziol. São Paulo: Editora UNESP, 2003.

POISSANT, Louise. Conservation of Media Arts and Networks: Aesthetics and Ethical Considerations. Disponível em <http://193.171.60.44/dspace/bitstream/10002/340/1/

Louise_Poissant_refresh.pdf>. Acessado em março/2008.

RORTY, Richard. Objetivismo, Relativismo e Verdade. Trad. Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Relume Damará, 2002.

SANTAELLA, Lucia. Três Tipos de Leitores: o contemplativo, o movente e o imersivo/Matrix: corpo plugado e mente imersa. In: Navegar no Ciberespaço. O perfil cognitivo do leitor imersivo. São Paulo: Paulus, 2000.

_____. Da Cultura das Mídias à Cibercultura: o advento do pós-humano. Revista Famecos, n. 22: Porto Alegre, 2003. pp. 23 a 32.

SHEPHERD, Michael; WATTERS, Carolyn. The Evolution of Cybergenres.

Disponível em: <http://www2.computer.org/portal/web/csdl/abs/proceedings/hicss/1998/8236/02/82360097.pdf>. Acessado em setembro/2008.

SILVER, David. Indrotucing Cyberculture. Disponível em: <http://rccs.usfca.edu/intro.asp>. Acessado em março/2008.

XAVIER, Antônio Carlos. Hiperleitura e Interatividade na Web 2.0. In: Questões de Leitura no Hiperespaço. Miguel Rettenmaier e Tânia M. K. Rösing (Orgs.) Passo Fundo, RS: UPF Editora, 2007.

Site: http://collection.eliterature.org

Published

2021-08-23

How to Cite

Miranda, F. M. (2021). Performance e interatividade: a dinâmica utor/leitor na literatura eletrônica. Encontros De Vista, 7(1), 13–23. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4430

Issue

Section

Artigos