Concretizando desejos

aspectos pós-coloniais e a emancipação feminina no poema pingentes de citrino, de Adélia Prado

Authors

  • Adriana Minervina da Silva Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Keywords:

gênero, literatura brasileira, estudos pós-coloniais, estudos culturais

Abstract

Este estudo trata-se de uma análise do poema “Pingentes de citrino”, da escritora Adélia Prado, destacando os aspectos pós-coloniais e a questão da emancipação feminina. Propomos uma leitura do poema guiada pelas perspectivas abordadas pelos Estudos Culturais e Pós-coloniais, observando a atitude descolonizadora do texto ao tratar do ato de “furar as orelhas” como a concretização de um desejo reprimido por consequência de um pensamento colonial, opressor e patriarcal. O poema ainda trata da necessidade da emancipação feminina. Um eu-poético feminino descreve como modifica sua identidade ao realizar o dito desejo de “furar as orelhas e usar brincos”. A partir disso, refletimos a pertinência do direito à voz das mulheres, historicamente silenciadas e subalternizadas. Destacamos aqui os avanços dos estudos feministas e suas contribuições, valorizando o protagonismo e a produção intelectual feminina. Consideramos que o poema traz uma perspectiva de desconstrução quanto à expectativa do desejo colonial e ao desejo feminino concretizado, revelando-se com uma atitude emancipadora. Reconhecemos a literatura como um lócus favorável às reflexões sobre a construção da identidade de gênero, possibilitando uma compreensão plural sobre a categoria de gênero.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriana Minervina da Silva, Universidade Federal de Pernambuco, UFPE

Mestranda em Letras, Teoria da Literatura, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL-UFPE). E-mail:adriana-letras@hotmail.com

References

BUTLER, Judith. Problemas de gênero. Feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

HALL, Stuart. Quando foi o pós-colonial? Pensando no limite. In: Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Ed. Liv Sovik. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003.

LAURETIS, Teresa de. A tecnologia do gênero. In: HOLLANDA, Heloísa Buarque de. Tendências e impasses. O feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. Elogio da diferença. O feminino emergente. São Paulo: Editora Brasiliense, 1991.

PRADO, Adélia. Miserere. Rio de Janeiro: Record, 2014.

PRYSTHON, Angela. Pós-colonialismo e Estudos Culturais Latino-Americanos Contemporâneos. Cosmopolitismos Periféricos: Ensaios sobre Modernidade, PósModernidade e Estudos Culturais na América Latina. Recife: Bagaço, 2002.

SCHMIDT, Rita Therezinha. Recortes de uma história: a construção de um fazer/saber. In: RAMALHO, Christina (Org.). Literatura e Feminismo: propostas teóricas e reflexões críticas. Rio de Janeiro: Elo, 1999.

SPIVAK, Gayatri, Ch. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: EDUFMG, 2012.

WIECHMANN, Natalia Helena. A poesia de Adélia Prado: expressão feminina do cotidiano e do sublime. UNESP, 2010. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Letras) Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras Campus de Araraquara, 2010.

YOUNG, Robert J. C. Desejo colonial. Hibridismo em teoria, cultura e raça. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2005.

Published

2021-09-30

How to Cite

Silva, A. M. da. (2021). Concretizando desejos: aspectos pós-coloniais e a emancipação feminina no poema pingentes de citrino, de Adélia Prado. Encontros De Vista, 18(2), 4–14. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4648

Issue

Section

Artigos