O docente e a avaliação

movimentos de identificação e de contraidentificação com o discurso da mudança

Autores

  • Diego José Alves Alexandre Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

Palavras-chave:

análise do discurso, discurso da mudança, avaliação da aprendizagem

Resumo

As novas concepções de língua disseminaram o chamado Discurso da mudança (PIETRI, 2003), o qual reposicionou o papel do ensino de língua materna, bem como as práticas avaliativas acerca desse ensino (ALEXANDRE, 2015). A partir do arcabouço teórico-metodológico da Análise do discurso francesa (PÊCHEUX (1997[1969]); COURTINE, 2005; ORLANDI, 2011), e considerando-se uma Formação discursiva (FD) como detentora das novas ideias sobre ensino-avaliação de língua, pretende-se analisar como o professor de português se aproxima ou se afasta dessa FD quando fala sobre avaliação. Para tanto, entrevistamos duas professoras de português em exercício a fim de, na materialidade discursiva, analisar suas concepções de avaliação e se e como conciliam, na ação de avaliar, os aspectos estruturais e discursivos. Os resultados apontam que as professoras estão tensionadas entre o discurso do novo e da tradição.

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Biografia do Autor

Diego José Alves Alexandre, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Departamento de Práticas Educacionais eCurrículo (DPEC, Centro de Educação).

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Publicado

2021-10-19

Como Citar

Alves Alexandre, D. J. . (2021). O docente e a avaliação: movimentos de identificação e de contraidentificação com o discurso da mudança. Encontros De Vista, 21(1), 3–15. Recuperado de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4736

Edição

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Artigos