O docente e a avaliação
movimentos de identificação e de contraidentificação com o discurso da mudança
Keywords:
análise do discurso, discurso da mudança, avaliação da aprendizagemAbstract
As novas concepções de língua disseminaram o chamado Discurso da mudança (PIETRI, 2003), o qual reposicionou o papel do ensino de língua materna, bem como as práticas avaliativas acerca desse ensino (ALEXANDRE, 2015). A partir do arcabouço teórico-metodológico da Análise do discurso francesa (PÊCHEUX (1997[1969]); COURTINE, 2005; ORLANDI, 2011), e considerando-se uma Formação discursiva (FD) como detentora das novas ideias sobre ensino-avaliação de língua, pretende-se analisar como o professor de português se aproxima ou se afasta dessa FD quando fala sobre avaliação. Para tanto, entrevistamos duas professoras de português em exercício a fim de, na materialidade discursiva, analisar suas concepções de avaliação e se e como conciliam, na ação de avaliar, os aspectos estruturais e discursivos. Os resultados apontam que as professoras estão tensionadas entre o discurso do novo e da tradição.Downloads
References
ALEXANDRE, D. J. A. Entre o estrutural e o discursivo: concepções e implicações para a avaliação da produção escrita escolar (Mestrado em Educação). Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE, 2015.
BRITTO, L. P. L. A Redação: essa cadela. Leitura: teoria e prática, v. 9, n. 15, jun. 1990, p. 17-21.
CAMARGO, A. L. C. O discurso sobre a avaliação escolar do ponto de vista do aluno. Revista da Faculdade de Educação. v. 23, n. 1-2, São Paulo, 1997.
CAVALLARI, J. S. Representações de avaliação formal e a constituição da identidade do aluno. Horizontes, Itatiba, 26, n.2, p. 93-102, dez. 2008.
COURTINE, J-J. A estranha memória da Análise do Discurso. In: INDURSKY, F. et al. (Orgs.). Michel Pêcheux e a Análise do Discurso: uma relação de nunca acabar. São Carlos: Claraluz, 2005. p. 25-32.
_____. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCAR, 2009.
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado das Letras, 1996.
GRIGOLETTO, E. O discurso de divulgação científica: um espaço discursivo intervalar. Tese de Doutorado. Porto Alegre: UFRGS, 2005.
HADJI, C. A . Avaliação desmistificada. Porto Alegre: ARTMED, 2001.
INSDURSKY, F. A memória na cena do discurso. In: INDURSKY, F; MITTMAN, S; FERREIRA, M. C. (orgs.). Memória e história na/da Análise do discurso. Campinas: Mercado das Letras, 2011.
JESUS, C. A. de. Reescrita para além da higienização. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Editora Cortez, 2011.
MALDIDIER, D. Elementos para uma história da Análise do Discurso na França. In: ORLANDI, E. (Org.). Gestos de leitura. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1994. p. 1528.
ORLANDI, E. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 3ª ed. Campinas, SP: Pontes, 2001.
PÊCHEUX, M. Análise Automática do Discurso (AAD 69). In: GADET, F. & HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1997 [1969]. p. 61-69.
_____. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. 2ª ed. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1995 [1975].
PÊCHEUX, M. & FUCHS, C. A propósito da Análise Automática do Discurso: atualizações e perspectivas (1975). In: GADET, F. & HAK, T. (Orgs.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1997 [1975]. p. 163-252.
PIETRI, É. O discurso da mudança do ensino de língua materna no processo de constituição da linguística brasileira. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – IEL, UNICAMP, Campinas, 2003.
POSSENTI, S. Indícios de autoria. Perspectivas, Florianópolis, v. 20, n. 1, jan-jun 2002.
SUASSUNA, L. Paradigmas de avaliação: uma visão panorâmica. In: MARCUSCHI, Beth; SUASSUNA, Lívia. (orgs.). Avaliação em língua portuguesa: contribuições para a prática pedagógica. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
______. Ensaios de Pedagogia da Língua Portuguesa. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2011.
XAVIER. N. M. C. Redação escolar e autoria: a posição do sujeito na voz de quem produz. Dissertação (mestrado em Linguística). Centro de Artes e Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco. Recife: UFPE, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Encontros de Vista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Política de Acesso Livre
A Encontros de Vista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento acadêmico-científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. Não são cobradas taxas ou encargos em nenhuma instância do processo de submissão e publicação.