O gênero "Projeto de pesquisa" em feiras de ciências

um ensino construtivista

Authors

Keywords:

aprendizagem significativa, projetos de pesquisa, letramento científico

Abstract

A necessidade de fomentar o interesse pelo universo científico nos contextos educativos brasileiros, desde a educação básica, parece cada vez mais urgente. Neste artigo apresentamos uma reflexão sobre o gênero projeto de pesquisa e aprendizagem significativa, a partir da proposta de feiras de ciências em contextos escolares e a percepção do letramento científico como um caminho para emancipação dos sujeitos, uma possibilidade de tornar os indivíduos independentes na busca por soluções de problematizações de interesse individual e social. Respondemos ao seguinte questionamento: “como promover uma aprendizagem significativa por meio do gênero projeto de pesquisa na educação básica levando em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes e sua formação cidadã?”. No percurso metodológico, analisamos questionários aplicados a 10 professores e 10 alunos que participaram de eventos científicos em seus ambientes escolares. A análise foi embasada em autores como Behrens (2000), Moraes (2002 e 2004) e Tfouni (2002). Como resultados, percebemos que a prática da pesquisa no cotidiano escolar e a participação em feiras de ciências incentivam que o estudante seja um produtor de conhecimento, tornando o ambiente mais dinâmico e atrativo. Do mesmo modo, os estudantes, ao iniciarem um processo de construção de projeto, utilizam a pesquisa científica, estabelecem relações dinâmicas entre áreas do conhecimento, fazem questionamentos e buscam soluções de problemáticas sociais, culturais, econômicas e ambientais de caráter local, nacional e/ou global e produzem gêneros dos mais diversos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Genilda Rosa da Conceição, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduada do curso Licenciatura em Letras português e espanhol pela Universidade Federal Rural dePernambuco. E-mail genilda.rosa@ufrpe.br. 

Valéria Severina Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco. E-mail:valeria.sgomes@ufrpe.br. 

References

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia. Conceituando alfabetização e letramento. In: FERRAZ SANTOS Carmi; MENDONÇA; Márcia (Orgs). Alfabetização e Letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, p.11-23, 2007.

BEHRENS, Marilda Aparecida. O Paradigma Emergente e a prática pedagógica. 2. ed. Curitiba: Champagnat, 2000.132 p.

CARDOSO, Clodoaldo Meneguello. A Canção da Inteireza – Uma visão holística da Educação. São Paulo – SP, Summus Editoral, 1995.

COLL, César et al. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2002

DEMO, Pedro. Pesquisa e Construção do Conhecimento. Metodologia científica no caminho de Habermas. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1994.

MARTINS, José Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: Do ensino fundamental ao ensino médio. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo, EPU, 1986

MORAES, R. Educar pela pesquisa: exercício de aprender a aprender. In: MORAES, R; LIMA,V.M.R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS,2002.

MORAES, R.; RAMOS, M.G.; GALIAZZI, M.C. Pesquisar e aprender em Educação Química: Alguns pressupostos teóricos. 2004. mimeo.

ONRUBIA, Javier. Ensinar: Criar zonas de desenvolvimento proximal e nelas intervir: In: COLL, César (Org) O Construtivismo na sala de aula. São Paulo; Ática, 2003.

PALACIOS, Jesus; COLL, César; MARCHESI, Árvore. Psicologia e Educação. 2 ed. Editora Artmed. 2004.

RAMOS, M. G. Educar pela pesquisa é educar para a argumentação. In: MORAES, R. LIMA, Valderez M. do R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002. p. 25-49.

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky – uma perspectiva histórico-cultural da educação. 5 ed. Rio de Janeiro, Petrópolis: Ed. Vozes, 2008.

TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Questões da nossa Época; v. 47).

Published

2021-11-09

How to Cite

da Conceição, G. R. ., & Gomes, V. S. . (2021). O gênero "Projeto de pesquisa" em feiras de ciências: um ensino construtivista. Encontros De Vista, 26(2), 43–60. Retrieved from https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4786

Issue

Section

Artigos