Uma reflexão sobre competências para produção de textos
Palabras clave:
competências, produção textual, avaliaçãoResumen
Considerando que o ensino conteudista, apenas, não tem dado conta de uma formação que prepara para a interação nas diferentes práticas sociais, este estudo realiza uma investigação sobre competências para a produção de textos. Para isso, toma-se como alvo de reflexão três das cinco competências utilizadas na avaliação da prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio, que solicita, em sua proposta, a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Dentre os aspectos contemplados nesta pesquisa, destacam-se os relacionados: à coerência, à coesão e aos direitos humanos. Além disso, é dado enfoque ao processo de ensino-aprendizagem da produção de texto por competências, no geral, e sua avaliação, em particular. A pesquisa está inserida no âmbito, principalmente, da Linguística Textual; e é embasada, especificamente, nos trabalhos de Antunes (1996), Koch (1999), Costa Val (1999), dentre outros. A essas obras, somam-se ainda os textos publicados pelo Ministério da Educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2000) e a Fundamentação Teórico Metodológica do ENEM (2005).Descargas
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