Uma reflexão sobre competências para produção de textos

Autores/as

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

competências, produção textual, avaliação

Resumen

Considerando que o ensino conteudista, apenas, não tem dado conta de uma formação que prepara para a interação nas diferentes práticas sociais, este estudo realiza uma investigação sobre competências para a produção de textos. Para isso, toma-se como alvo de reflexão três das cinco competências utilizadas na avaliação da prova de Redação do Exame Nacional do Ensino Médio, que solicita, em sua proposta, a produção de um texto dissertativo-argumentativo. Dentre os aspectos contemplados nesta pesquisa, destacam-se os relacionados: à coerência, à coesão e aos direitos humanos. Além disso, é dado enfoque ao processo de ensino-aprendizagem da produção de texto por competências, no geral, e sua avaliação, em particular. A pesquisa está inserida no âmbito, principalmente, da Linguística Textual; e é embasada, especificamente, nos trabalhos de Antunes (1996), Koch (1999), Costa Val (1999), dentre outros. A essas obras, somam-se ainda os textos publicados pelo Ministério da Educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998; 2000) e a Fundamentação Teórico Metodológica do ENEM (2005).

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Biografía del autor/a

Ewerton Ávila dos Anjos Luna, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professor do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco.E-mail: ewertonavila@ig.com.br.

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Publicado

2021-08-23

Cómo citar

Luna, E. Ávila dos A. (2021). Uma reflexão sobre competências para produção de textos. Encontros De Vista, 7(1), 3–12. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4427

Número

Sección

Artigos