As reescrituras de "Sarapalha"

da roça ao mundo cyber

Autores/as

  • Amanda Brandão Araújo Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE

Palabras clave:

intertextualidade, reescritura, Guimarães Rosa

Resumen

É bastante usual, em Literatura, uma obra literária retomar algo de outras que a precederam. Estabelecer um diálogo entre vários textos foi praticamente o que constituiu a condição de existência do texto literário. Não foram poucos os teóricos que se dedicaram a tecer comentários sobre aspectos intertextuais entre os mais diversos autores. No contexto pós-moderno, o ato intertextual parece ter sido levado às últimas consequências, pois se nota que as relações entre determinados textos atingiram um alto grau de evidenciação. Neste trabalho, analisamos as reescrituras do conto roseano Sarapalha, através dos textos de Amador Ribeiro Neto (Caso na Roça), Bernardo Ajzenberg (O Vapor da Pedra) e Geraldo Maciel (Os Primos), reunidos no livro Quartas Histórias, organizado por Rinaldo de Fernandes. Mantendo a estrutura de contos, os autores citados apresentam suas recriações do texto do escritor mineiro, sempre de forma redimensionalizada, ora se aproximando mais do original, ora modificando-o radicalmente, constituindo um ato intertextual paródico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amanda Brandão Araújo, Faculdade Frassinetti do Recife, FAFIRE

Graduada em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduanda do Bacharelado em Crítica Literária. Estudante do curso de Especialização em Literatura Brasileira pela FAFIRE.

Citas

ADORNO, Theodor W. Posição do Narrador no Romance Contemporâneo. In: Notas de Literatura I. São Paulo: Duas Cidades/ Editora 34, 2003.

BENJAMIN, Walter. O Narrador: considerações sobre a obra de Likolai Leskov. In: Obras Escolhidas: magia e técnica e política. São Paulo: Brasiliense, 2010.

BOSI, Alfredo (Org). O Conto Brasileiro Contemporâneo. São Paulo: Cultrix, 1997.

CAVALCANTI, Ariane da Mota. Dom Casmurro em Movimento: suas traduções reescrituras em São Bernardo e O amor de Capitu. Recife: O Autor, 2009 [Dissertação de Mestrado].

FERNANDES, Rinaldo (Org). Quartas Histórias: contos baseados em narrativas de Guimarães Rosa. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.

GOTLIB, Nádia Battela. Teoria do Conto. São Paulo: Ática, 2006.

HUTCHEON, Linda. Poética do Pós-Modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

LEITE, Ligia Chiappini Moraes. O Foco Narrativo ou a Polêmica em Torno da Ilusão. 10ª ed. 5ª imp. São Paulo: Ática, 1995.

MOISÉS, Massaud. Dicionário de Termos Literários. 12ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Cultrix, 2004.

OLIVEIRA, Solange Ribeiro. Literatura e as Outras Artes Hoje: o texto traduzido. In: Literatura, Outras Artes & Cultura das Mídias. Santa Maria: Programa de Pós Graduação em Letras - PPGL/UFSM. Letras nº 34. 10.10.2007.

ROSA, João Guimarães. Sagarana. 31ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

SANTIAGO, Silviano. O Narrador Pós-Moderno. In: Nas Malhas da Letra. São Paulo: Companhia das Letras: 1989.

SOUZA, Eneida Maria de. Traço Crítico: ensaios. Belo Horizonte: UFMG, 1993.

SCHÜLER, Donaldo. Teoria do Romance. São Paulo: Ática, 2000.

Publicado

2021-08-06

Cómo citar

Araújo, A. B. . (2021). As reescrituras de "Sarapalha": da roça ao mundo cyber. Encontros De Vista, 8(2), 12–22. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4439

Número

Sección

Artigos