Reflexões sobre os rumos e desafios da escrita

da teoria à prática o processo de mudanças na língua brasileira de sinais em Santa Catarina: uma análise comparativa

Autores/as

  • Luiz Antonio Zancanaro Junior Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC
  • Daniela Bieleski Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI

Palabras clave:

libras, dicionário, mudança fonológica e lexical

Resumen

Este trabalho aborda a questão da mudança lexical na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Para isso, foi feita uma divisão com os seguintes subtítulos: o surgimento da Libras no século XVII; definição e descrição dos dicionários da Línguas de Sinais; e análise comparativa dos lexicais de sinais. O artigo tem por finalidade desenvolver uma comparação lexical entre os sinais antigos e os novos, analisando dois dicionários: Iconografia dos Sinais, criado pelo estudante do INES, Flausino José da Gama, em 1873, e o dicionário de Libras da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), desenvolvido por acadêmicos do curso de Pedagogia para surdos, em 2002. Nesse sentido, levar-se-ão em conta as formas dos sinais, classificando-os em três categorias: mudança fonológica, mudanças lexicais e lexicais idênticas. Por meio dessa análise comparativa, poderá ser descrito o processo de mudança na Libras, observando a influência na comunidade surda no longo do tempo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luiz Antonio Zancanaro Junior, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC

Graduado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e em Letras/LIBRASpela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrando em Linguística Aplicada na Universidade Federal deSanta Catarina.

Daniela Bieleski, Universidade do Vale do Itajaí, UNIVALI

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT e Bacharel em Direitopela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Tradutora e intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesacertificada pelo Ministério da Educação.

Citas

BRASIL, Decreto nº 5.625, de 25 de dezembro de 2005. Dispõe sobre Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 02 nov. 2001.

BRASIL, Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. 02 nov. 2011.

CAMPELLO, Ana Regina e Souza. Olhar Cultural dos Surdos na Educação Através das Narrativas. Programa de Pós-Graduação de Educação – Educação Inclusiva. Universidade Federal de Santa Catarina. 2007. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/abho4sul/pdf/Ana%20Regina%20Campello.pdf> . Acesso em: 09 nov. 2011.

_____. A Constituição Histórica da Língua de Sinais Brasileira: Século XVIII a XXI. Revista Mundo & Letras. José Bonifácio, SP, V.2, julho de 2011, pp. ___.

DINIZ, Heloise Gripp. A História da Língua de Sinais dos Surdos Brasileiros: um estudo descritivo de mudanças fonológicas e lexicais da Libras. Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2011.

FARACO, Carlos Alberto. Linguística Histórica: uma introdução ao estudo da história das línguas. São Paulo: Parábola, 2005.

FELIPE, Tanya A.; Myrna S. M. Libras em Contexto. Curso Básico: Livro do Professor. 5ª ed., Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. 2005.

GAMA, Flausino José. Iconographia dos Signaes dos Surdos Mudos. Rio de Janeiro: Acervo do INES, 1875.

LABOV, William. Principles of Linguistic Change. Oxford/Cambridge: Blackwell, 1994.

LUCCHESI, Dante; BAXTER, Alan; RIBEIRO, Ilza (Orgs.), O Português AfroBrasileiro. Salvador: EDUFBA, 2009.

MATUZAWA, Flavia Lumi et all. Educação de Surdos do Curso de Pedagogia a Distância da UDESC: uma experiência da integração de equipes no uso do ambiente virtual de aprendizagem. IX Worshop de Informática na Escola – WIW – 2003.

QUADROS; Ronice Müller de; PIZZIO; Aline. Lemos. Aquisição da Língua de Sinais Brasileira: constituição e transcrição dos corpora. In: H. SALLES (Org). Bilinguismo e Surdez. Questões lingüísticas e educacionais. Goiânia: Cânone Editorial, _ano_.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Lingüística Geral. São Paulo: Cultrix, 2006.

SCHMITT, Deonisio. Contextualização da Trajetória dos Surdos e Educação de Surdos em Santa Catarina. Dissertação de Mestrado. Florianópolis: UFSC, 2008.

TAUB, Sarah F. Language from the Body: iconicity and metaphor in American Sing Language. Volume 38, Cambridge University Press, 2001.

Publicado

2021-08-06

Cómo citar

Zancanaro Junior, L. A., & Bieleski, D. (2021). Reflexões sobre os rumos e desafios da escrita: da teoria à prática o processo de mudanças na língua brasileira de sinais em Santa Catarina: uma análise comparativa. Encontros De Vista, 8(2), 65–78. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4469

Número

Sección

Artigos