A sucessão presidencial nas capas do jornal Diário de Pernambuco

uma leitura diacrônica

Autores/as

  • Aldeir Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Valéria Severina Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

Primeira página do jornal, tradição discursiva, telegrama, manchete

Resumen

Neste trabalho, analisamos um telegrama e três manchetes veiculados nas capas do jornal Diario de Pernambuco, em contextos histórico-sociais diferentes, com a divulgação de notícias de mesma natureza: a posse de um presidente do Brasil. Tendo como base os fatores formais, linguístico-discursivos e as Tradições Discursivas (TD) integrantes das capas do jornal, esta análise procura investigar as mudanças e as permanências que permearam a primeira página do Diario de Pernambuco, do século XIX ao XXI, no processo de veiculação compacta da informação jornalística. Para tanto, partimos das abordagens de Barbosa (2012), Bazerman (2005), Kabatek (2001), Pessoa (2002), Soares (2002) e Travassos (2010). Os resultados da pesquisa apontam para a possibilidade de aplicação dessa abordagem diacrônica de leitura e de escrita na sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Aldeir Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Graduando do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), bolsista PIBID, desenvolvendo o projeto intitulado “Estudos Diacrônicos dos Gêneros Jornalísticos na Sala de Aula”.

Valéria Severina Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Professora do Departamento de Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal Rural de Pernambuco e coordenadora do projeto institucional intitulado “Tradição discursiva e letramento: a historicidade da língua(gem) e dos gêneros jornalísticos do século XIX aplicada ao ensino”.

Citas

BAHIA, J. Jornal, História e Técnica: História da Imprensa Brasileira. São Paulo: Ática, 1990.

BARBOSA, A. Tradições discursivas e tratamento de corpora históricos: desafios metodológicos para o estudo da formação do português brasileiro. In: LOBO, Tânia et. al. (Orgs.). Rosae: linguística histórica, história das línguas e outras histórias. Salvador: EDUFBA, 2012.

BAZERMAN, C. Gêneros textuais, Tipificação e interação. São Paulo: Cortez, 2005.

CASTRO, C. A Proclamação da República. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

DIONISIO, A. P. Gêneros Multimodais e Multiletramento. In: KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. União da Vitória: Kaygangue, 2005, p. 159-173.

FARIA, M. A. Manchetes e títulos no jornalismo impresso brasileiro: o dito e o não dito. In: AZEREDO, J. C. (Org.) Letras e comunicação: uma parceria no ensino de língua portuguesa. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

GOMES, V. S. Traços de mudança e de permanência em Editorais de jornais pernambucanos: da forma ao sentido. Berlim: De Gruyter, 2010.

GUEDES, M.; BERLINK, R. de A. (Ed.). E os preços eram commodos... Anúncios de jornais brasileiros século XIX. São Paulo: Humanitas, 2000.

KABATEK, J. Como Investigar las Tradiciones Discursivas Medievales? El ejemplo de los textos jurídicos castellanos. In: JACOB, D. e KABATEK, J. (Eds.) Lengua Medieval y Tradiciones Discursivas en la Península Ibérica: descripción gramatical - pragmática histórica – metodologia. Vervuert: Iberoamericana, 2001, p. 97-132.

_____. Tradiciones Discursivas y Cambio Lingüístico. Fundación Duques de Soria. Seminário de História da Língua Espanhola “El cambio lingüístico na historia española. Nuevas perspectivas”. Soria, Del 7 a 11 de Julio de 2003.

MARCUSCHI, L. A. Produção Textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editoral, 2008.

PESSOA, M. de B. Da carta a outros gêneros textuais. In: LAMOGLIA, M. E.; CALLOU, D. et. al. (Orgs.). Para a história do Português brasileiro. Notícias de corpora e outros estudos – vol. IV. Rio de Janeiro: UFRJ/FAPERJ, 197-205, 2002.

ROJO, R. Modos de transposição dos PCNs às práticas de sala de aula: progressão curricular e projetos. In: ROJO, R. (Org.). A prática da linguagem em sala deaula: praticando os PCNs. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2000.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: Letramento na cibercultura. In: Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br.

SONTAG, S. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização (Coleção Questões de nossa Época: V. 15). São Paulo: Cortez, 2010.

TRAVASSOS, T. (2008), “A imagen de Tancredo Neves no jornal Folha de São Paulo”. Revista Encontros de Vista, Edição JAN / JUN – 2008. Consultado em 5 de Maio de 2012, <http://www.encontrosdevista.com.br/Artigos/A_IMAGEM_DE_TANCREDO_NEVES_NO_JORNAL_FOLHA_DE_SAO.pdf>

_____. A transformação histórica do gênero capa de jornal. Tese (Doutorado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2010.

Publicado

2021-09-07

Cómo citar

Gomes, A., & Gomes, V. S. (2021). A sucessão presidencial nas capas do jornal Diário de Pernambuco: uma leitura diacrônica. Encontros De Vista, 11(1), 3–16. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4577

Número

Sección

Artigos