A literatura contemporânea e o ensino

Autores/as

  • Danielly Cristina Pereira Vieira Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE
  • Gustavo Henriques Rodrigues Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Palabras clave:

literatura contemporânea, ensino de literatura, professores

Resumen

O presente artigo pretende refletir sobre o ensino de literatura contemporânea na escola. A partir de alguns questionamentos, buscamos discutir algumas concepções de literatura contemporânea, considerando a ideia de contemporaneidade para Agambem (2009), de prosa contemporânea (SCHØLLHAMMER, 2011) e de poesia contemporânea (ANDRADE, 2010). Em relação às discussões sobre a importância do ensino de literatura contemporânea, recorremos a Perrone-Moisés (2000), Zilberman (1988), Geraldi (2010) e Pinheiro (2007). Também realizamos entrevistas com professores, com a finalidade de entrever se há uma prática de ensino de literatura contemporânea nas escolas. E, se caso, tal hipótese seja comprovada, qual literatura contemporânea, como é abordada e qual a sua relevância.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Danielly Cristina Pereira Vieira, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Estudante do 7º período de graduação em Licenciatura em Letras na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Gustavo Henriques Rodrigues, Universidade Federal Rural de Pernambuco, UFRPE

Formado em Letras pela UFRPE.

Citas

AGAMBEM, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ANDRADE, Fábio. A transparência impossível: hermetismo e poesia brasileira. Recife: Bagaço, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Sobre os objetos de ensino em língua materna. In: A aula como acontecimento. São Carlos, SP: Pedro e João Editores, 2010.

PERRONE-MOISÉS, Leyla. Consideração intempestiva sobre o ensino de literatura. In: Inútil poesia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. 3. ed. Campina Grande, PB: Bagagem, 2007.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

ZILBERMAN, Regina. A leitura na escola. In: Leitura em crise na escola: as alternativas do professor. ZILBERMAN, Regina (Org.). 9.ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

Publicado

2021-09-14

Cómo citar

Vieira, D. C. P., & Rodrigues, G. H. (2021). A literatura contemporânea e o ensino. Encontros De Vista, 13(1), 3–17. Recuperado a partir de https://journals.ufrpe.br/index.php/encontrosdevista/article/view/4589

Número

Sección

Artigos