Documentos reais, documentos ficcionais
discurso e ficção em Abril Rojo e Delegado Tobias
Palabras clave:
literatura contemporânea, Santiago Roncagliolo, Ricardo Lísias, ficção, realidadeResumen
Neste trabalho pretendo discutir as formas como os documentos jurídicos e/ou policiais são utilizados nas obras Abril Rojo, do peruano Santiago Roncagliolo, e Delegado Tobias, do brasileiro Ricardo Lísias. Ainda que de maneiras distintas, os dois escritores em suas respectivas obras introduzem, como parte de suas narrativas, essas peças simulacros de documentos reais. O que parece interessante é que ambas as narrativas dialogam com uma escrita de modelo realista e, ao apresentar esses documentos, indicam uma tomada dessa realidade referencial que implica diferentes significados. Em Roncagliolo, a (re)criação dos documentos que vão aparecendo ao longo da narrativa aponta para um vazio dos discursos oficiais, seja por sua incapacidade de dar respostas efetivas ao povo, seja por necessidade de ocultar os fatos. Em Lísias, um dos documento, cujo conteúdo é a decisão de um juiz que determina a proibição de venda do livro Delegado Tobias, remete a uma espécie de mise en abyme com tons fortemente autoficcionais. Apesar das diferenças, as duas obras se localizam nesse lugar das narrativas contemporâneas que costumam ampliar/amplificar os limites entre a ficção e a “realidade”; por isso, a partir de um mesmo elemento ficcional, é possível estabelecer alguns traços presentes não só nos dois livros, mas também nas narrativas latino-americanas contemporâneas.Descargas
Citas
FIGUEIREDO, Eurídice. Autoficção feminina: a mulher diante do espelho. Revista Criação & Crítica, São Paulo, n. 4, abr. 2010. Disponível em <http://www.revistas.usp.br/criacaoecritica/issue/view/3836/showToc>. Acesso em: 10 jan. 2017.
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LÍSIAS, Ricardo. Delegado Tobias 3: o começo da fama. [S.l.:] e-galaxia, 2014.
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RONCAGLIOLO, Santiago. Abril Rojo. México, D.F.: Alfaguara, 2006.
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